Banksy decidiu homenagear os profissionais de saúde pública britânicos ao leiloar a sua recente obra “Game Changer”, cujo dinheiro da venda reverterá para o Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS), segundo o The Guardian. É esperado um encaixe de cerca de três milhões de libras (3,5 milhões de euros).

Em plena pandemia de coronavírus, um dos mais ilustres artistas, que permanece no anonimato, doou a peça de arte ao hospital de Southampton em maio de 2020, ainda durante a primeira vaga pandémica, para oferecer “esperança” a quem mais precisa em tempos difíceis.

Este tributo universal de Banksy terá a obra original leiloada pela casa de leilões Christie´s, e os especialistas apontam para valores entre os 2,5 milhões e 3,5 milhões de libras (2,91 milhões e 4,08 milhões de euros). Já no hospital de Southampton permanecerá uma réplica como homenagem eterna aos profissionais que combatem na linha da frente a crise pandémica.

A imagem ilustra um rapaz que brinca com uma enfermeira super heroína, enquanto os bonecos do Homem-Aranha e do Batman surgem descartados no lixo, ofuscados pela enfermeira de capa e máscara.

A direção do hospital mostrou-se honrada pelo gesto do artista e confirmou a moral transmitida pela obra aos profissionais de saúde daquele hospital.

Katherine Arnold, diretora adjunta da Christie´s, afirma que a obra Game Changer “é um tributo universal para todos os que lutam na linha da frente desta crise. É uma homenagem à força e resiliência daqueles que demonstraram verdadeira liderança durante a pandemia, os trabalhadores do nosso serviço nacional de saúde”, disse em declarações à BBC.

O leilão está marcado para o dia 23 de março, em Londres.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR