790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Boletim DGS. Não havia tão poucos casos diários desde 25 de agosto

Este artigo tem mais de 3 anos

Morreram 4 pessoas no último dia e houve 193 novos casos — o valor mais baixo em mais de 7 meses. Número de mortes esta semana é metade do que tinha sido registado em meados de março.

Portugal Impacted By Coronavirus
i

Corbis via Getty Images

Corbis via Getty Images

É necessário recuar a 25 de agosto para encontrar um dia em que a Direção-Geral da Saúde tenha registado um número tão baixo de casos de infeção nesta pandemia. No boletim diário deste domingo, a DGS identificou 193 casos, face aos 192 daquela segunda-feira de agosto, o que significa uma redução de 47% face ao boletim do domingo anterior.

Ainda assim, a semana termina com uma média de casos diários ligeiramente mais alta do que na semana anterior — mais 7 casos por dia.

Desde o boletim de dia 29 de março, foram identificadas 2.928 infeções, ou seja, uma média 418 por dia. Já na semana de 22 a 28 de março tinha havido 2.877 casos confirmados, uma média de 411 casos por dia.

Tal como na contagem deste sábado (analisando boletins de domingo a sábado), também nos boletins entre segunda-feira e domingo será necessário recuar a janeiro, quando ocorreu o pico da última vaga, para encontrar uma subida semanal na média de casos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os números eram, no entanto, bem diferentes — entre os boletins de 11 e 17 de janeiro houve uma média diária de 9.444 casos, face aos 12.342/dia da semana seguinte

Desde que começou a pandemia, foram infetadas 823.335 pessoas em Portugal.

Lisboa e Vale do Tejo teve 111 dos 193 casos de infeção registados no último dia (57,5%), de acordo com os dados do boletim diário da DGS sobre a evolução da pandemia.

Seguem-se a região Norte (30 casos), Centro (19), Madeira (14), Alentejo (11) e Algarve (8). Os Açores não tiveram novas infeções registadas.

Há agora também menos 160 casos ativos do que no dia anterior, para um total de 26.134, naquela que é a 14ª descida consecutiva neste indicador. Mantém-se como o valor mais baixo desde 2 de outubro.

E houve mais 349 recuperados, para um total de 780.322 desde que começou a pandemia.

Número de mortes esta semana é metade face a meados de março

Esta semana, desde o boletim de segunda-feira, a Direção-Geral de Saúde identificou 42 mortes com complicações associadas à Covid-19, menos 27 do que na semana anterior (ou -39%). É ainda metade (menos 42 óbitos) do que há duas semanas.

As quatro mortes registadas no boletim deste domingo são uma diminuição de seis face ao domingo passado. Três dessas mortes tiveram lugar em Lisboa e Vale do Tejo, que inclui parte dos distritos de Setúbal, Santarém e Leiria. A outra morte foi no Norte.

Por escalão etário, estão em causa três óbitos acima dos 80 anos e um outro na casa dos 60 anos.

Morreram 15.960 pessoas com Covid-19 desde que começou a pandemia, em março do ano passado.

Este domingo, o boletim da DGS dá conta de menos 116 internados do que no domingo da semana passada, uma descida de 18,3%. E se as contas forem alargadas ao domingo de 21 de março, há 15 dias, a redução é de 32,4%.

Apesar disso, o número de internamentos subiu (+5) no boletim deste domingo (para um total de 517 em todo o país), depois de seis descidas consecutivas, num movimento que tem sido habitual nos últimos meses. É a 11ª vez que se regista uma subida no número de internamentos desde início de fevereiro, o pico da pandemia, normalmente em boletins de domingo ou de segunda-feira.

Já a descida registada este domingo no número de doentes graves em cuidados intensivos (-9), para um total de 117, significa que é o valor mais baixo desde 8 de outubro (então 115 camas ocupadas).

Face ao boletim de domingo passado, há uma descida de 25 doentes graves (-17,6%) e comparando com o valor de há duas semanas a redução é de 53 (-31,2%).

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora