Luís Neves vai continuar à frente da direção nacional da Polícia Judiciária (PJ) por mais três anos. O primeiro-ministro António Costa e a ministra Francisca Van Dunem já assinaram o despacho de renovação de um ciclo que se iniciou em 2018.

Questionada pelo Observador, fonte oficial de São Bento confirmou que o “senhor primeiro-ministro assinou o despacho de renovação de mandato do Diretor Nacional da Polícia Judiciária”, acrescentando que o despacho será publicado em breve em Diário da República. O mesmo documento já tinha sido assinado pela ministra da Justiça que propôs a continuidade de Luís Neves para um segundo mandato.

A avaliação que o Governo faz do trabalho da direção nacional liderada por Neves é claramente positiva. Não só os resultados operacionais têm tido uma evolução significativa, como se verificou um salto qualitativo em termos de organização que permitiu um reforço de recursos humanos da PJ mas também um investimento tecnológico e na instalações da Judiciária em todo o país.

Luís Neves é um histórico da PJ. Licenciado em Direito, entrou na Judiciária em 1995, tendo-se especializado em matérias ligadas ao terrorismo e à criminalidade violenta. Foi nomeado coordenador da Direção Central de Combate ao Banditismo (DCCB) em 2006, tendo ascendido à direção nacional como adjunto em 2007. Com a transformação da DCCB em Unidade Nacional Contra ao Terrorismo, Neves passou a ser o líder da nova estrutura.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR