O Conselho de Estado destacou, esta quarta-feira, a importância da NATO como “instituição político-militar promotora da paz, da segurança e das relações transatlânticas”, frisando a sua capacidade “de se adaptar e enfrentar novos desafios”.

O órgão político de consulta do Presidente da República esteve reunido durante a tarde desta quarta-feira, em Cascais. A reunião contou com a presença do secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, de passagem por Portugal. Stoltenberg participou no encontro a convite de Marcelo Rebelo de Sousa, para apresentar uma exposição introdutória relacionado com o tema “NATO, situação e perspetivas”.

Na nota informativa das conclusões do Conselho de Estado, divulgada após o fim da reunião, pelas 18h, o Conselho de Estado adiantou que no contexto das intervenções dos conselheiros foi:

“destacada a importância da Aliança Atlântica como instituição político-militar promotora da paz, da segurança e do reforço das relações transatlânticas, fundada nos valores da liberdade, dos direitos humanos, da democracia e do Estado de Direito, bem como a capacidade de se adaptar e de enfrentar os novos desafios que exigem uma maior coesão interna e cooperação entre os Estados-membros.”.

A passagem de Jens Stoltenberg por Portugal acontece num momento particularmente tenso da política internacional, após o avião comercial onde seguia o jornalista Roman Protasevich, crítico do regime bielorrusso, ter sido desviado e obrigado a aterrar em Minsk. Protasevich foi detido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Também esta quarta-feira, após uma reunião com António Costa, Stoltenberg saudou as sanções europeias à Bielorrússia e exigiu a “libertação imediata do jornalista detido, bem como dos outros prisioneiros políticos do regime bielorrusso, nomeadamente os cidadãos europeus”. “Tem de haver investigação internacional para este incidente ultrajante”, desafiou.

Costa diz que Lukashenko pisou “todas as linhas vermelhas”, NATO pressiona investigação internacional

A situação “revela o quão longe o regime de Lukashenko está disposto a ir no confronto com as forças democráticas do Ocidente”, rematou sem deixar de antes referir que a UE conta com o apoio da NATO que apela a uma ação “conjunta” nesta matéria.