Os bancos emprestaram, em abril, 1.220 milhões para a compra de casa, mais que em março e com a taxa de juro média a retomar a tendência de descida verificada nos últimos meses, divulgou esta segunda-feira o Banco de Portugal.

“Em abril de 2021, os volumes de novas operações de empréstimos para habitação, consumo e outros fins totalizaram 1.220 milhões, 387 milhões e 174 milhões de euros, respetivamente”, refere o Banco de Portugal (BdP) numa nota de informação estatística divulgada esta segunda-feira.

Em março, as novas operações de empréstimos para habitação aumentaram para os 1.382 milhões de euros, acima dos 999 milhões de euros do mês anterior e o valor mais elevado desde janeiro de 2008. Nas novas operações de empréstimos a particulares para habitação, a taxa de juro média, em abril, reduziu-se dois pontos base, para 0,82%, retomando a tendência de descida verificada nos últimos meses.

No crédito ao consumo e para outros fins, as taxas de juro médias foram de 6,51% (6,45% em março) e de 3,94% (2,99% em março), respetivamente, sinaliza. A taxa de juro média dos novos empréstimos concedidos a sociedades não financeiras, por sua vez, aumentou três pontos base face a março, para 1,99%.

Por segmento, a taxa de juro das operações abaixo de um milhão de euros aumentou cinco pontos base, para 2,30%, e a taxa das operações acima de um milhão de euros diminuiu cinco pontos base, para 1,55%.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR