Apenas nove dias depois de se lesionar no joelho e de até colocar em causa a presença nas Finals da NBA, Giannis Antetokounmpo tirou da cartola uma das melhores exibições da temporada no segundo jogo da série decisiva contra os Phoenix Suns. O problema é que o grego foi praticamente o único a remar contra a maré: e os Milwaukee Bucks voltaram a perder, precisando agora de ganhar o jogo 3 em casa para manter vivas as esperanças de ainda chegar ao título.

Depois de Chris Paul ter liderado os Suns no jogo inicial das Finals, foi a vez de Devin Booker assumir o protagonismo e ser o principal destaque da equipa orientada por Monty Williams. O jogador de 24 anos concretizou sete dos 20 triplos do conjunto — um recorde para a franquia — e foi crucial nos minutos antes do intervalo, já que os Suns até saíram em desvantagem no primeiro quarto. No segundo, conseguiram cavar uma distância de 11 pontos que lhes permitiu gerir os impulsos que os Bucks tiveram até ao final da partida, sempre impulsionados por Antetokounmpo.

O jogador grego marcou 42 pontos, o melhor registo pessoal da época, fez 11 ressaltos, quatro assistências, três bloqueios e os 20 pontos que alcançou no terceiro quarto foram a melhor marca numas Finals desde os 22 de Michael Jordan em 1993. Ainda assim, a prestação de Antetokounmpo foi totalmente isolada e contrastou com a solidez coletiva dos Suns, que apostaram com sucesso nos triplos nos dois últimos períodos e terminaram a partida com os cinco titulares a registarem números duplos em pontos e ressaltos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os Phoenix Suns voltaram a vencer os Milwaukee Bucks, desta feita por 118-108, e seguem agora para casa do adversário para disputar os jogos 3 e 4, no domingo e na quarta-feira. A equipa do Arizona, que nunca ganhou o título da NBA e só foi finalista vencida em 1976 e 1993, está em boa posição para terminar o conto de fadas que já leva oito vitórias em 10 partidas em casa — mas é preciso recordar que os Bucks também estiveram a perder 2-0 na final da Conferência Este contra os Brooklyn Nets e acabaram por sair vitoriosos.