Uma colisão entre dois comboios junto à localidade de Milavče, na região de Domažlice, na República Checa, fez esta quarta-feira várias dezenas de feridos, confirmou a polícia checa. As autoridades comunicaram também dois mortos, mas segundo o Lidovky há três vítimas mortais: um passageiro e os dois maquinistas.

Os dois condutores terão morrido durante o embate, que deixou as cabinas onde seguiam destruídas. Ainda de acordo com o mesmo órgão de comunicação checo, eram ambos maquinistas experientes

O acidente aconteceu pelas 8h (9h em Lisboa), entre as estações de Domažlice e Blížejov, perto da fronteira com a Alemanha. A companhia de comboios checa informou que estiveram envolvidos um comboio internacional de alta velocidade, que ligava a cidade de Pilsen a Munique, na Alemanha, e um comboio regional de passageiros.

Segundo adiantou o vice-primeiro-ministro e também ministro dos Transportes, Karel Havlíček, no Twitter, o comboio de alta velocidade, o Ex 351, falhou um sinal de paragem, o que levou à colisão. Havlíček disse que ia cancelar a agenda desta quarta-feira e que se deslocaria imediatamente para o local. “A situação é grave”, declarou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pelo menos 31 pessoas ficaram feridas, adiantou Mária Svobodová, porta-voz dos serviços de resgate médico da região de Pilsen ao site de notícias checo iROZHLAS. No Twitter, os mesmos serviços adiantaram que cinco dos feridos estão em estado grave e três em estado moderado. Há vários feridos ligeiros, que não precisaram de hospitalização, refere o Lidovky.

Quatro helicópteros de emergência e ambulâncias foram enviados para o local. As autoridades alemãs também colaboraram nas operações de resgate. Enquanto a linha estiver interrompida, o que poderá acontecer durante alguns dias, a companhia de comboios checa irá disponibilizar transporte alternativo.

A investigação ao acidente será levada a cabo pela polícia criminal.