O líder do Chega, André Ventura, anunciou esta sexta-feira que vai apresentar no parlamento uma proposta para redução do número de vereadores e representantes em assembleias municipais para “emagrecer a máquina do Estado”.

“É a desnecessidade destes números. Há mais de 2.000 e tal mandatos de vereador em Portugal, em 2017, há mais de 6.000 mandatos de deputados e há mais de 27.000 mandatos de freguesia. Isto é ridículo num país como o nosso”, apontou André Ventura.

E, continuou, “se se juntar os cargos de nomeação em empresas públicas e em entidades como as CCDR”, (Comissões de Coordenação de Desenvolvimento Regional), o líder do Chega considerou que há “um país a viver de nomeações e de cargos políticos”.

Num discurso de quase meia hora em Lamego, onde passou à hora de almoço desta sexta-feira, a apoiar a candidatura de Maria Valle à câmara deste concelho a norte do distrito de Viseu, André Ventura anunciou que ia fazer a proposta ao Parlamento de redução de número de eleitos municipais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“É justamente para que os meus autarcas saibam, os do Chega saibam, que vamos fazer esta proposta, mesmo que isto nos prejudique a nós, nas eleições seguintes tal como fizemos no parlamento e não vamos desistir disto”, assumiu aos jornalistas no fim.

André Ventura disse saber que o Chega é um dos “principais prejudicados”, a par da Iniciativa Liberal (IL) e do Pessoas – Animais – Natureza (PAN) que são “os partidos parlamentares na disputa de lugares autárquicos” onde ainda não estão presentes, com exceção para o PAN que “tem poucos”.

“Se começarmos a emagrecer a máquina do Estado tem de ser também por aí. No número de cargos por nomeação, no número de cargos eleitos, para termos um Estado melhor, mais eficaz e menos custoso”, apontou.

No seu entender, “estes custos para o Estado, estes custos políticos, são desnecessários e ainda por cima em muitas câmaras municipais há um número de vereadores que não tem pelouro nenhum, que não fazem praticamente oposição nenhuma, porque têm acordos já com os executivos e servem para muito pouco”.

“Se todos andarmos a pensar no que é que é melhor para nós então andamos todos a fazer propostas para o nosso umbigo e não para o país. É fácil fazer demagogia como o PSD fazia ao dizer que a grande solução para isto é cortar nas gorduras do Estado, mas nunca dizia quais são estas gorduras, e assim ganham-se votos de todo o lado. Eu prefiro dizer quais são”, apontou.

André Ventura contou ainda com a presença de outros cabeças de lista que concorrem pelo Chega no distrito de Viseu, num total de 10 câmaras, dos 24 concelhos existentes: Lamego, Castro Daire, Mangualde, Moimenta da Beira, São Pedro do Sul, Sátão, Tabuaço, Tondela, Viseu e Vouzela.