790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

“Y: The Last Man”. E se todos os seres vivos masculinos desaparecessem do planeta (todos menos dois)?

Este artigo tem mais de 2 anos

Enquanto esperamos pelo final de “The Walking Dead”, uma nova série, também saída do universo da BD, promete outro mundo apocalíptico para esta década. “Y: The Last Man” estreia-se no Disney+.

Atrás da máscara está Yorick (interpretado por Ben Schnetzer). Ele e o seu macaco de estimação foram os únicos seres vivos com o cromossoma Y que sobreviveram a uma extinção apocalíptica
i

Atrás da máscara está Yorick (interpretado por Ben Schnetzer). Ele e o seu macaco de estimação foram os únicos seres vivos com o cromossoma Y que sobreviveram a uma extinção apocalíptica

Atrás da máscara está Yorick (interpretado por Ben Schnetzer). Ele e o seu macaco de estimação foram os únicos seres vivos com o cromossoma Y que sobreviveram a uma extinção apocalíptica

Yorick Brown (Ben Schnetzer) é um jovem adulto – já não tão jovem quanto isso – que decide fazer carreira como mágico. O que mantém vivo tal sonho é a garantia de uma mãe congressista que lhe paga a renda de vez em quando (quase sempre) e a determinação impossível de um puto mimado. O seu melhor amigo é um macaco com nome (Ampersand) com quem pratica muitos dos seus truques. No início de “Y: The Last Man” assiste-se ao protagonista a sonhar com um futuro impossível, um casamento com a namorada de sempre que, ao contrário dele, tem ambições “reais” e uma carreira pela frente. Ela não lhe diz, mas fica subentendido: Yorick é um empecilho e ela não vê futuro com ele. Nas horas seguintes, um evento abate-se sobre a Terra: todos os seres com o cromossoma Y morrem. Todos, exceto Yorick e Ampersand. Exato, o nosso futuro é com eles. Essa é a premissa de “Y: The Last Man”, que se estreia dia esta quarta-feira, 22 de setembro, no Disney+.

Há vários anos que se tenta adaptar “Y: The Last Man” para televisão. Já existiu muita gente envolvida em várias frentes, mas só agora é que finalmente está a acontecer. Chega num momento favorável. A série é a adaptação de uma banda-desenhada de Brian K. Vaughan e Pia Guerra, criada em 2002 (em 2003 saía o primeiro número de The Walking Dead, curiosamente), e conta a história do pós-apocalipse, deste mundo em que todos os homens morreram e é agora governado pelas mulheres. Chega a televisão no ano em que se estreia a última temporada de “The Walking Dead”, com a fórmula certa para ocupar este lugar na cultura popular contemporânea. Além disso, a narrativa de “Y: The Last Man” é muito favorável a um mundo que está a sair da pandemia, à procura de reconfigurar o que significa a igualdade e a justiça, seja em relação a género ou raça.

[o trailer de “Y: The Last Man”:]

Em parte, esta espera pela estreia de “Y: The Last Man” só lhe fez bem. Quem conhece a banda-desenhada notará logo as diferenças. A adaptação de Eliza Clark copia o princípio do original – e várias narrativas – mas o mundo onde existe é o de hoje, completamente ciente dos sistemas de poder válidos na atualidade. Em parte, são os mesmos que existiam em 2002, a grande diferença é que “Y: The Last Man”, a série, está mais consciente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Uma adaptação direta não funcionaria hoje e essa noção é uma das grandes vitórias de Eliza Clark, que adaptou a série e é uma das suas produtoras. Clark, numa curta conversa via Zoom com o Observador, contou há dias como tudo aconteceu:

“Todos os volumes da banda-desenhada foram-me oferecidos pelo meu então futuro marido, em 2009. Na altura estava num momento na minha carreira em que era impossível ter a oportunidade para dirigir um projeto destes. Mas ao longo destes 12 anos, fui a pessoa que tomou controlo dos comandos e acabou por o fazer. O mundo mudou em muitas coisas, mas noutras não. Queria que esta adaptação falasse da diversidade de género, de como cromossomas e género não são a mesma coisa. ‘Y: The Last Man” fala dessa diversidade, mas também de como os problemas com diversidade e género que existiam em 2002, no trabalho, ainda existem. E, claro, de como o mundo ficaria de rastos se todos os seres com o cromossoma Y morressem… isso ainda é verdade. O que é desapontante.”

A palavra “desapontante” que Eliza Clark utiliza refere-se às estruturas de poder. A mãe de Yorick Brown, Jennifer Brown (interpretada por Diane Lane), é a congressista que, na hierarquia do poder, se torna Presidente dos Estados Unidos após a morte do Presidente e do desaparecimento da vice-presidente. A sua falta de poder ao início é tenebrosa. A ausência dos homens no universo da série faz-se sentir rapidamente. Como também vem imediatamente ao de cima o seu egoísmo, apesar de um país – um mundo – de rastos, uma das suas maiores preocupações é usar recursos para encontrar a filha, Hero Brown (Olivia Thirlby) numa outra cidade. Não a encontra; encontra sim, e inesperadamente, o filho e o seu macaco. Os únicos sobreviventes com o cromossoma Y neste mundo. Apesar de estar no poder e de, por direito, aquele ser o seu lugar, este é constantemente posto em causa por outras mulheres que imaginam outra pessoa naquela posição, alguém que de alguma forma esteja mais próximo de formas de poder patriarcais.

A narrativa da série não é a da destruição do homem e das mulheres que passam a dominar o mundo: é sobre, enquanto seres humanos, podemos sobreviver e criar a transformação

A versão para televisão cria mais contexto sobre este mundo: não somos atirados de imediato para o mundo pós-apocalíptico. Num primeiro momento, apresenta-se a normalidade e com isso um rol de personagens a quem seguiremos os destinos. Uma delas é a Agente 355 (Ashley Romans) que terá um papel determinante na história. É ela que acompanha e protege Yorick na procura de alguém que explique o porquê de terem sido ele e o seu macaco os únicos sobreviventes com o cromossoma Y.

Uma das grandes questões – nunca abordadas em voz alta – nos primeiros três episódios de “Y: The Last Man” é exatamente essa: como se avança para um futuro inimaginável quando se está tão preso ao passado? Eliza Clark desenhou uma série para as massas que desfia — e bem — as contradições do presente no mundo real.

“’Y: The Last Man’ é sobre identidade, sobre como sistemas de opressão funcionam para suprimir e oprimir a identidade. Seja a supremacia branca, a o patriarcado ou o capitalismo. São sistemas que fazem parte do ar que respiramos e não sabemos como formam quem somos. Estou interessada em explorar personagens, como estão ligadas ou magoadas por esses sistemas e de como estes podem ser subvertidos. Depois de termos estado tanto tempo em casa a pensar sobre nós, o mundo e as desigualdades, quis criar uma série sobre personagens e aproveitar esta oportunidade para falar sobre como as identidades são formadas no mundo hoje, se somos ou não cúmplices e como as podemos destruir.”

Não há uma utopia ou construção de uma em “Y: The Last Man”. Também não é necessariamente um jogo de sobrevivência. A narrativa não é a da destruição do homem e das mulheres que passam a dominar o mundo: é sobre, enquanto seres humanos, podermos sobreviver e criar a transformação. O apocalipse nunca foi assim. O arrojo de Brian K. Vaughan e Pia Guerra em 2002 encontrou – finalmente – uma forma de existir em televisão. Talvez seja melhor vermos esta série, este universo, agora e não há alguns anos. A narrativa do presente moldou este mundo pós-apocalíptico e tornou-o – ainda mais – um assunto atual. Pode ser que daqui a dez anos ainda estejamos a falar dela.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora