O cabeça de lista da CDU à Câmara de Coimbra, Francisco Queirós, propõe a criação de um centro de recursos municipal para as atividades dos artistas da cidade de Coimbra.

Há anos que defendemos o centro de recursos municipal, onde possa existir um conjunto de equipamentos diversos, no âmbito da luz, do som, do mobiliário de cena, que possa ajudar os diversos grupos da cidade, não só os profissionais como os amadores da área do teatro, da dança e outras áreas, facilitando e permitindo um conjunto de equipamentos”, disse esta sexta-feira o candidato da CDU à agência Lusa.

A ideia passa por este centro de recursos poder inclusivamente “ocupar alguns edifícios emblemáticos da cidade“, ao invés de serem “ocupados por qualquer outro tipo de interesse, nomeadamente especulativo, hotéis, etc.”, referiu.

“Por exemplo, ao Convento de Santa Clara[-a-Nova], que está devoluto e que era importantíssimo, que pelo menos em parte pudesse ser usufruído pela cidade e que pode acolher este tipo de centro”, sustentou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O candidato Francisco Queirós sublinhou que era “importantíssimo” que o antigo teatro Sousa Bastos, que tem previsto um projeto de requalificação aprovado, seja utilizado para a “área da cultura”.

Relativamente ao Conselho Municipal da Cultura, na visão do candidato, “está a funcionar mal”.

Para Francisco Queirós, o Conselho Municipal da Cultura tem de ser trabalhado para “poder funcionar noutros moldes”, nomeadamente no que diz respeito a “apoio à consultadoria no lançamento de projetos, concurso de ideias”.

“Tem de ser um órgão que represente os agentes culturais e que contribua para o desenvolvimento da cidade”, frisou.

O candidato da CDU e atual vereador defendeu que deve ser a “câmara a ter uma estrutura, no âmbito do seu departamento de cultura que vá ter com as associações culturais e que as ajude”.

“Nós queremos uma capital da cultura que lance sementes à terra, que deixe coisas para futuro, que ajude a desenvolver aquilo que são hoje os agentes culturais da cidade”, concluiu.

Nas eleições de domingo concorrem à Câmara Municipal de Coimbra o atual presidente, Manuel Machado (PS), José Manuel Silva (Juntos Somos Coimbra – PSD/CDS-PP/Nós, Cidadãos!/PPM/Volt/RIR /Aliança), Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Miguel Ângelo Marques (Chega), Filipe Reis (PAN), Inês Tafula (Coimbra é Capital – PDR/MPT), Francisco Queirós (CDU) e Tiago Meireles Ribeiro (Iniciativa Liberal).