Os Mini são veículos que jogam tudo na estética e esta tende a agradar à maioria dos condutores. Uma das mais recentes alterações introduzidas pelo construtor, que é inglês, apesar de estar integrado num grupo germânico, recaiu nos farolins traseiros, decorados de forma a fazer lembrar a Union Jack, ou seja, a característica bandeira do Reino Unido. Contudo, esta solução (esteticamente atraente) acabou por criar problemas e confusões em alguns países europeus e não só.

A primeira dificuldade após a introdução no mercado dos curiosos farolins traseiros, que são vendidos como uma opção em muitos países, surgiu quando a Mini os tentou comercializar na República da Irlanda e, sobretudo, na Irlanda do Norte. No primeiro caso, os irlandeses ainda não se esqueceram dos 900 anos de domínio britânico, apesar de serem independentes há mais de meio século, daí que nem todos os seus cidadãos apreciem ter os seus carros decorados com uma lembrança do “inimigo”. No caso da Irlanda do Norte, nação integrada no Reino Unido a contragosto, pelo menos para alguns dos seus habitantes, ainda nem todos ultrapassaram as guerras sanguinárias de um passado muito recente, pelo que envergar a Union Jack no carro está fora de questão.

Recentemente surgiu um novo problema, mas do outro lado do Atlântico. As regras dos piscas traseiros são distintas na Europa e nos Estados Unidos da América. Por cá, os farolins estilo bandeira do Reino Unido não colocam qualquer dificuldade aos condutores que o seguem. Nos EUA a conversa é outra, uma vez que os indicadores de direcção têm de ser vermelhos, em vez do amarelo europeu e podem ser utilizados igualmente pelas luzes de travão.

Esta realidade existe em todos os automóveis, com alguns fabricantes a aproveitarem para poupar mais umas lâmpadas e uns metros de fio eléctrico, mas os farolins Union Jack vieram causar ainda mais confusão, baralhando os condutores, como um dos leitores da publicação Jalopnik chamou a atenção. Isto porque apesar de o Mini ter o pisca ligado para a esquerda, os LED da Union Jack formam uma seta que visivelmente aponta para a direita, deixando quem segue atrás de olhos em bico. Felizmente, só do lado de lá do Atlântico.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR