O ministro das Finanças convidou Gabriel Tavares Bernardino para assumir a presidência da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), substituindo Gabriela Figueiredo Dias que terminou o mandato em junho. A informação foi avançada em comunicado.

O nome do proposto será agora submetido à Cresap, a comissão de recrutamento do Estado, para a avaliação do currículo e adequação de competências, e depois do parecer favorável desta será a vez do candidato ser submetido a uma audição na comissão parlamentar de orçamento.

Tavares Bernardino fez quase toda a sua carreira na área dos seguros, tendo sido quadro e diretor-geral do Instituto de Seguros de Portugal, atual Autoridade de Seguros e Fundo de Pensões. Entre 2011 e março de 2021 foi presidente da Autoridade Europeia de Supervisão dos Seguros e Pensões Complementares de Reforma (EIOPA).

O anúncio do convite para a CMVM surge numa altura em que o Ministério das Finanças ainda não indicou publicamente nenhum nome para a autoridade reguladora dos seguros cujo vice-presidente está à espera de ser substituído após termo do mandato há quatro anos.

Administrador do regulador dos seguros está à espera de ser substituído há quatro anos

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR