790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Líder do CDS pressiona Marcelo a dissolver Assembleia com ou sem Orçamento

Este artigo tem mais de 2 anos

Rodrigues dos Santos entende que o Governo atingiu o seu prazo de validade e que tem de cair. Líder do CDS responde a Melo do "antigamente" e à direita javarda e arruaceira de André Ventura.

i

Duarte Drago

Duarte Drago

Francisco Rodrigues dos Santos não tem dúvidas: com ou sem Orçamento do Estado aprovado na Assembleia da República, Marcelo Rebelo de Sousa deve perceber “se este Governo tem ou não condições de governabilidade” e agir em conformidade. Para o líder do CDS, restam poucas dúvidas: “Parece-me evidente que este não é o caminho de decadência, miséria e empobrecimento de que os portugueses precisam”.

Foi esta uma das notas de destaque de um discurso de mais de uma hora que marcou o encerramento da Escola de Quadros da JP e do CDS, em Portimão. Com um partido em vésperas de eleições internas e em convulsão interna, Francisco Rodrigues dos Santos não deixou de responder às críticas de Nuno Melo, sem nunca nomear o seu adversário direto.

Ato um: tentar colar o eurodeputado a uma ala do partido que “se julga dona do partido”. “Não queremos o grupo do antigamente novamente à frente para se repetirem os equívocos do passado. Ninguém tem lugares cativos, muito menos um grupo que se acha dono do CDS. A política faz-se a cores, não se faz a preto e branco. O partido não tem de estar refém de um grupo ao longo de décadas”, atirou o líder do CDS.

Duarte Drago

Ato dois: acusar os críticos internos, com Nuno Melo à cabeça, de estarem a fazer uma leitura enviesada dos resultados conseguidos nas eleições regionais, presidenciais autárquicas movidos única e exclusivamente por agendas pessoais de poder. “Venham dizer onde é que o CDS está pior do que estava há dois anos . Quem o diz, quem o afirma, não gosta do CDS, não está no CDS de alma e coração.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ato três: recordar que a estratégia de Nuno Melo — eleger os partidos à direita do CDS, incluindo o PSD, como adversários políticos do partido — já conduziu a resultados desastrosos. “Os deslumbrados”, disse Rodrigues dos Santos, “que diziam que o CDS ia eleger o primeiro-ministro”, continuam a vender as “mesmas quimeras”. “Vão conduzir o partido à irrelevância política”, sentenciou o líder democrata-cristão

Ato quatro e último: tentar desmontar a tese, defendida por Melo, de que, para se afirmar, o partido tem também de responder aos ataques de que é alvo por parte do Chega e de André Ventura. Nas mais recentes intervenções públicas, Nuno Melo tem dito e repetido que um líder do CDS que “se dê ao respeito” e faça respeitar o CDS, não pode deixar de responder quando Ventura fala no “Chiquinho” ou no “menino” — uma forma pouco subtil de Melo sugerir que Rodrigues dos Santos não tem estofo político para enfrentar Ventura.

Ora, Rodrigues dos Santos discorda: quanto “menos importância” se der a Ventura, menos relevância terá o Chega. “O CDS só tem de ser o CDS. Não precisa de olhar para o lado. Nunca estive preocupado a responder a provocações. Se os ignorarmos estamos a votá-los ao desprezo.”

Duarte Drago

A resposta, continuou Rodrigues dos Santos, dá-se com ideias próprias e uma mensagem clara. À direita que defende a pena de morte, o CDS deve colocar-se “sempre ao lado da vida”. “À direita fundada na javardice e de arruaceiros”, o CDS deve responder com a “direita decente”. À direita que ataca as minorias, o CDS deve responder com uma direita que “não olha a raças ou religiões”. À direita que se alia ao Vox, um partido que fantasia com a anexação de Portugal por Espanha, o CDS deve afirmar-se como “soberanista”, enumerou o líder do CDS.

Iniciativa Liberal, a direita “moderninha” que vota ao lado do Bloco de Esquerda, e o PAN, “animalistas” que defendem experimentações sociais, também não ficaram sem resposta. Por oposição, Rodrigues dos Santos quer afirmar o CDS como a “direita do país real e dos bons costumes”, “amantes da ruralidade, da caça, da tauromaquia e das tradições”.

Com eleições agendadas para 27 de novembro, Rodrigues dos Santos sabe o que vai propor como caminho: o regresso do “partido das gerações”, dos “contribuintes”, da “família” e dos mais “jovens”. Resta saber o que decidirão os militantes.

Duarte Drago

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora