Pelo menos oito pessoas morreram esta sexta-feira à noite num festival de música na cidade de Houston no estado americano do Texas, na sequência de esmagamento depois de centenas de fãs terem corrido na direção do palco quando o rapper Travis Scott estava a atuar. De acordo com o presidente da câmara de Houston, citado pelo The New York Times, as maioria das vítimas mortais tinham entre 16 e 23 anos. A vítima mais nova, porém, era um adolescente de 14 anos. A mais velha tinha 27.

Em conferência de imprensa, o responsável pela corporação de bombeiros de Houston, Samuel Peña, revelou que às nove horas da noite a multidão que estava reunida para assistir ao espetáculo do rapper começou a movimentar-se na direção do palco, o que causou momentos de pânico e feridos. Algumas pessoas perderam os sentidos e o caos instalou-se, evoluindo para um incidente em massa com vítimas, acrescentou.

De acordo com o Houston Chroincle, o rapper interrompeu várias vezes a sua atuação de 75 minutos quando se apercebeu que existiam fãs perto do palco que estavam em dificuldades. E pediu aos seguranças que garantissem que essas pessoas estavam bem ou as ajudassem a sair da multidão. Veículos de emergência, luzes e sirenes interromperam a multidão que assistia ao concerto várias vezes. A BBC acrescenta que a organização do festival interrompeu o evento quando ficou clara a existência de várias vítimas.

Os bombeiros transportaram 25 pessoas para os hospitais, 11 das quais em paragem cardíaca (na tarde de sábado 13 pessoas continuavam hospitalizadas, cinco delas menores de 18 anos). Ainda não há informação sobre o que desencadeou o desastre. Algumas das vítimas são crianças. Este é já considerado um dos concertos mais mortíferos nos Estados Unidos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Durante a tarde de sábado Travis Scott reagiu nas redes sociais, afirmando estar “absolutamente arrasado” após a morte de oito pessoas e diz estar a colaborar com as autoridades.

“Penso que é muito importante que ninguém especule. Ninguém tem as respostas todas esta noite”, afirmou o chefe da polícia de Houston, Troy Finner, citado pela Reuters. Os promotores do festival e o cantor Travis Scott estão a cooperar com as autoridades, acrescentou. Finner esclareceu ainda que as autoridades vão averiguar os rumores que dão conta de pessoas terem sido injetadas com drogas. Ainda não são conhecidas as causas das mortes e as vítimas não foram identificadas.

Larry Satterwhite, também da polícia de Houston, comentou que tudo aconteceu ao mesmo tempo: “Parece que aconteceu [tudo] em apenas alguns minutos. De repente, havia várias pessoas no chão a ter algum tipo de paragem cardíaca ou algum tipo de episódio médico”.

As imagens que estão a circular nas redes sociais mostram como o recinto estava cheio durante o festival. Um vídeo mostra mesmo as autoridades a fazer manobras de reanimação a uma pessoa enquanto o concerto continua. Uma outra pessoa é vista a ser transportada num veículo enquanto lhe são feitas manobras de reanimação.

Antes do incidente, uma jornalista relata o caos que se viveu à entrada do recinto: “Uma debandada irrompeu pelos portões. Centenas de pessoas destruíram a entrada de segurança VIP, evitando o posto de controlo“.

O jornal Houston Chroincle acrescenta que estariam cerca de 50 mil pessoas a assistir ao concerto do rapper no festival de Astroworld que se realizava ao ar livre, onde estavam também presentes forças de segurança significativas.

Em comunicado, a organização do Astroworld Festival confirmou que o resto do evento foi cancelado e que está a cooperar com as autoridades.