Um homem italiano que queria obter um certificação de vacinação contra a Covid-19 sem chegar a ser vacinado adotou uma estratégia insólita em Itália. Num posto clínico, tentou enganar uma enfermeira com um braço falso — mostrando a parte superior de uma prótese de braço em silicone —, esperando que esta não se apercebesse da fraude e administrasse a vacina nessa mesma prótese.

A história aconteceu esta semana e já foi relatada por meios internacionais como o jornal The Washington Post, a agência de notícias Reuters e a estação NBC.

O homem em questão, que terá 57 anos e que trabalhará como dentista, é anti-vaxxer — ou seja, faz parte do grupo de pessoas que desconfia da eficácia e da segurança das vacinas contra o novo coronavírus — e terá mostrado a uma enfermeira da cidade de Biella (norte de Itália) uma prótese em silicone “muito parecida” com um braço real.

A informação foi confirmada pelo governador da região italiana de Piedmont, Alberto Cirio, que afirmou (citado pela Reuters) que a cor e a textura da prótese “foram consideradas suspeitas” pela enfermeira que estava incumbida de o vacinar. Devido a essas suspeitas, esta profissional de saúde, Filippa Bua, pediu ao utente que lhe mostrasse todo o braço — o que expôs a tentativa de fraude.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A história foi também relatada pela própria profissional de saúde em declarações a meios de comunicação italianos. Ao jornal Corriere della Sera, por exemplo, Filippa Bua explicou que quando destapou o braço deste anti-vaxxer sentiu que a pele era excessivamente “fria e pegajosa” e que a cor era “demasiado clara”.

Num primeiro momento, a enfermeira julgou que o homem teria um braço amputado e que simplesmente enganara-se, oferecendo-lhe para a vacinação uma prótese verdadeira. Quando Filippa Bua se apercebeu da fraude, confrontou o dentista italiano. Este ainda tentou convencê-la a emitir-lhe ilegalmente um certificado de vacinação que lhe permitiria entrar em espaços como restaurantes, salas de espectáculos, bares e discotecas do país (neste momento com acesso exclusivo a vacinados), mas Filippa Bua recusou.

Embora o método utilizado pelo dentista italiano para obter um certificado de vacinação (sem chegar a ser vacinado) seja caricato, é também “extremamente grave” — como aliás defendido pelo governador da região italiana de Piedmont, Alberto Cirio. A situação insólita pode mesmo originar acusações criminais a este  anti-vaxxer italiano.