O Presidente da República lamentou esta quinta-feira a morte do vice-reitor da Universidade do Porto, António Silva Cardoso, que recordou como “um académico ilustre, afável e abnegado”, sublinhando a sua carreira de serviço à academia.

António Silva Cardoso, vice-reitor da Universidade do Porto, com os pelouros do Património Edificado e Sustentabilidade, desde janeiro de 2020 presidente da direção da UPTEC — Parque de Ciência e Tecnologia da instituição, morreu esta quinta-feira, aos 66 anos, vítima de doença prolongada.

Numa nota publicada no site da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa evocou “o professor António Cardoso”, bem como a sua “profícua e diversificada carreira de serviço à academia”.

Para o chefe de Estado, António Silva Cardoso distinguiu-se “no ensino e na investigação na área da engenharia civil, tendo também contribuído de modo assinalável para o desenvolvimento da sua universidade, na qual teve um papel particularmente relevante no planeamento do seu património edificado”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Licenciado e doutorado em Engenharia Civil, António Silva Cardoso iniciou a atividade docente na U. Porto em 1976.

Desde 2002 que era professor catedrático e detentor de “um extenso currículo académico”, tendo assinado cerca de 150 publicações em livros, revistas e atas de reuniões técnico-científicas nacionais e internacionais, segundo uma nota publicada no site da Universidade do Porto.

O percurso de António Silva Cardoso “confunde-se” com a Faculdade de Engenharia (FEUP), instituição onde se notabilizou como docente, investigador e consultor na área da Engenharia Civil e Geotecnia ao longo de mais de quatro décadas.

A par da atividade docente e científica, António Silva Cardoso destacou-se em diversos cargos de gestão, tanto na FEUP, onde exerceu funções de diretor do departamento de Engenharia Civil, como na U. Porto, onde desempenhou funções de membro do Conselho Geral e do Conselho de Gestão.

António Silva Cardoso foi também vice-reitor em dois reitorados distintos (2006- 2014 e 2018-2022), tendo sido um dos responsáveis pela ampliação e requalificação do ‘campus’ universitário, bem como pela modernização e expansão dos equipamentos e infraestruturas.