O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse esta quarta-feira que está disposto a dialogar com a Ucrânia e o Ocidente com vista à resolução do conflito, mas sublinhou que os interesses do povo russo são inegociáveis.
“O nosso país está sempre aberto a um diálogo direto e honesto, para a busca de soluções diplomáticas para os problemas mais complexos”, disse Putin esta manhã, num discurso televisivo que assinala o Dia do Defensor da Pátria, citado pelo The Guardian.
“Os interesses da Rússia, a segurança dos nossos cidadãos, são inegociáveis para nós”, acrescentou, num discurso em que elogiou e agradeceu aos militares russos pelo seu profissionalismo.
Ainda assim, e num momento de pico de tensão militar, Putin garantiu que a Rússia continuará a desenvolver armamento moderno para se defender. “Vamos continuar a desenvolver sistemas avançados de armamento, incluindo hipersónicos e baseados em novos princípios físicos, e a expandir o uso de tecnologias digitais avançadas e de elementos de inteligência artificial”, disse Putin.
“Estas são verdadeiramente as armas do futuro, que aumentam significativamente o potencial de combate das nossas forças armadas”, rematou Putin.