A ucraniana de 37 anos que está internada no Hospital S. João, no Porto, com um quadro clínico complexo,“encontra-se estável e com boa evolução clínica” informou esta sexta-feira o hospital. A doente foi transferida do Hospital de Lviv, na Ucrânia, para a Polónia, tendo sido transportada por uma equipa da Organização Médicos do Mundo para Portugal e, posteriormente, por uma equipa do INEM do aeroporto para S.João, no dia 11 de março.

Refugiada ucraniana internada no Hospital S. João em estado grave está “estável” e acompanhada pela família

A ucraniana chegou a este hospital com ferimentos graves e um quadro clínico complexo devido a um atropelamento ocorrido a 22 de dezembro de 2021. A doente esteve internada no Serviço de Medicina Intensiva, “sendo seguida por uma equipa multidisciplinar, que incluiu médicos especialistas em medicina intensiva, ortopedia, urologia, cirurgia plástica, cirurgia vascular e cirurgia geral”, informa o hospital. Depois de realizadas cirurgias corretoras das lesões induzidas pelo trauma grave, a ucraniana “encontra-se estável, com boa evolução clínica, podendo ser assim transferida do Serviço de Medicina Intensiva para o Serviço de Cirurgia Geral”.

De acordo com o hospital, será ainda necessária uma nova intervenção cirúrgica por Ortopedia, “que deve ocorrer dentro de duas semanas, de acordo com a evolução das cirurgias realizadas”.

No dia 11 de março, a ucraniana foi transferida para o Hospital de S.João e foi recebida pelo pai, já a viver em Portugal, e por uma equipa de medicina intensiva. O Hospital São João, no contexto da política nacional e da cooperação internacional, está disponível para receber mais refugiados ucranianos, tendo preparadas cerca de 140 camas para adultos e crianças, nos serviços de pediatria, obstetrícia, oncologia ou psiquiatria, que possibilitam a chegar de qualquer doente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR