Donald Trump apelou a Vladimir Putin que divulgue informações sobre os negócios do filho de Joe Biden com os oligarcas russos e ucranianos. Mencionando uma investigação do Senado norte-americano de 2020 que dava conta de que as empresas de Hunter Biden receberam 3,5 milhões de dólares (cerca de 3,14 milhões de euros) da mulher do autarca de Moscovo, o ex-Presidente dos EUA quis saber o motivo por é que isso aconteceu.

“Eu penso que Putin deve saber uma resposta a isso”, atirou, apelando a que “revele” essa informação para que o público norte-americano “saiba a resposta”, apesar de Hunter Biden já ter dito que não cometeu qualquer ilicitude. Em entrevista ao portal Just The News, Donald Trump também aproveitou para sinalizar outro caso envolto em polémica, desta feita a relação do filho de Joe Biden com o oligarca ucraniano Nikolai Zlochevsky, que detém uma companhia de gás Burisma.

Na altura, havia um conflito de interesse na gestão da empresa Burisma. Em 2013, o filho de Joe Biden era um dos gestores da companhia de gás, sendo que, nessa altura, Joe Biden era um dos responsáveis pela supervisão da política entre os Estados Unidos e a Ucrânia, país do qual Donald Trump disse que ninguém “vai obter qualquer resposta”.

No que diz à atual situação na Ucrânia, Donald Trump assegurou que seria mais duro do que Joe Biden, deixando claro que ameaçou Vladimir Putin mais severamente durante o seu mandato. “Fui a melhor coisa que alguma vez aconteceu à NATO”, vangloriou-se o ex-Presidente dos EUA, que reforçou que fez os Estados-membros “pagar”. “É por isso que a NATO tem muito dinheiro agora.”

“E já agora, outra coisa. Eu fui aquele que trouxe [para cima da mesa] o Nord Stream 2. Fui eu que o bloqueei. Eu terminei-o. E eles não iam ter acesso”, apontou Donald Trump, que culpabilizou o sucessor por ter “reaberto” o gasoduto. “E depois dizem: ‘Ele era tão simpático para a Rússia’. Eu fui aquele que impôs as maiores sanções à Rússia”, conclui o ex-Presidente norte-americano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR