818kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Uma homenagem a Filipe, 5 mil convidados, cavalos e estrelas de cinema: arrancam as celebrações do Jubileu de Platina

Este artigo tem mais de 2 anos

Animada, Isabel II regressou ao cenário do Royal Windsor Horse Show, em mais um espectáculo equestre que contou com Helen Mirren e Tom Cruise. Louise conduziu a carruagem do duque de Edimburgo.

7 fotos

Arrancaram as celebrações do Jubileu de Platina de Isabel II. Este domingo à noite o Royal Windsor Horse Show foi palco de uma festa que contou com celebridades (como Helen Mirren e Tom Cruise), uma homenagem ao príncipe Filipe, revisitou a história do país e reuniu cerca de 5.000 convidados. A monarca vestiu-se a rigor para a festa e esteve sempre muito sorridente. Afinal, o espetáculo foi pensado para satisfazer os interesses da rainha, conta o The Guardian.

Isabel II chegou de carro acompanhada pelo filho mais novo, o príncipe Eduardo, e deslocou-se até ao local do evento com a ajuda de uma bengala e com um xaile cinzento sobre os ombros. A rainha esteve visivelmente bem disposta e o batom rosa tornou ainda mais notório o constante  sorriso durante todo o evento. A soberana  de 96 anos foi aplaudida de pé quando chegou à arena de Windsor — depois, dirigiu-se para o camarote real, onde esteve acompanhada pelo conde e pela condessa de Wessex e por outros ilustres convidados.

Príncipe Carlos discursou pela primeira vez na abertura do Parlamento. Coroa de Isabel II ocupou o lugar da rainha

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O espetáculo com o nome “A Gallop Through History” juntou drama e comédia, teatro e circo, procurando contar a história da monarquia britânica em 90 minutos. Os convidados assistiram à atuação de 1300 artistas, 600 cavalos, coros infantis, uma orquestra, membros da Guarda e da marinha Real.

A atriz oscarizada Helen Mirren vestiu-se de rainha Isabel I para tentar resumir num discurso cerca de 500 anos da longa historia do Reino Unido e foi acompanhada pela Trinidad e Tobago Defence Force Steel Orchestra, uma banda das forças de defesa daquele país. Já Tom Cruise, de quem se esperava alguma ação (uma vez que entre Missões Impossíveis e o regresso de Tom Gun o ator está de novo em alta), não saltou de um helicóptero, mas participou no espetáculo com um tributo ao príncipe Filipe e revelou como foi o dia em que o conheceu: “Contou-me uma história maravilhosa sobre como aterrou um helicóptero no Palácio de Buckingham durante a coroação… Era uma pessoal realmente assombrosa”, disse o ator. Os atores Damian Lewis e Marton Clunes também participaram neste evento. Ao humorista Omid Djalili coube uma atuação com um divertido texto sobre algumas personagens históricas do país.

Quem é Louise Windsor, a neta “favorita” da rainha que vai herdar os póneis e a carruagem de Filipe?

Contudo, o momento que conquistaria o coração de Isabel II chegaria no final do espetáculo. A sua neta, Lady Louise Windsor, filha do príncipe Eduardo e de Sophie, condessa de Wessex, entrou no espetáculo vestida de amazona e prestou um tributo ao avô, o duque de Edimburgo, ao conduzir a sua carruagem pela arena. Um ano depois da morte do marido, a monarca ficou emocionada ao presenciar o momento, segundo o Daily Mail. A neta da rainha, que tem agora 18 anos, liderou um cortejo de cavalos e póneis da realeza.

Platinum Jubilee Celebration: A Gallop Through History

Consta que o príncipe Filipe, que morreu a 9 de abril aos 99 anos, ensinou a neta a conduzir carruagens antes da sua morte

Getty Images

A rainha reapareceu em público na passada sexta-feira neste mesmo evento. Conhecida amante do mundo equestre, Isabel II não era vista em público desde 29 de março e, inclusivamente, falhou a abertura do parlamento no início da semana passada por limitações de mobilidade, mas não resistiu a mais uma edição do Royal Windsor Horse Show.

De óculos escuros, baton e muito sorridente: mais de um mês depois, Isabel II reaparece em público

O espetáculo de domingo à noite foi transmitido na televisão britânica. As grandes celebrações do Jubileu de Platina da rainha estão marcadas para o primeiro fim de semana de junho, entre 2 e 5 de junho, com feriados, paradas militares e muitas celebrações por todo o país.

 
Assine o Observador a partir de 0,18€/ dia

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos