Rei morto, rei posto. Apenas 48 horas depois do anúncio oficial da saída de Carlos Carvalhal do comando técnico, o Sp. Braga já decidiu quem será o sucessor e que representa uma espécie de regresso à casa de partida: Artur Jorge, treinador que assumiu de forma interina os últimos encontros dos minhotos na época de 2019/20 antes da chegada de Carvalhal, foi o escolhido para assumir a liderança dos arsenalistas.

“Cumpridos os dois anos previstos no contrato, cessa a ligação ao clube”: Carvalhal deixa comando do Sp. Braga (oficialmente)

Depois de uma carreira praticamente feita na íntegra ao serviço do Sp. Braga, das camadas jovens a todo o percurso nos seniores à exceção de um último ano ao serviço do Penafiel onde só fez um jogo (2004/05), Artur Jorge, uma das grandes referências do clube como central e capitão, voltou na época de 2010/11, quando assumiu o comando da equipa de juniores dos minhotos após passagem pelo Famalicão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O técnico ainda chegou a subir à equipa B em 2012/13 mas teve depois duas experiências fora do conjunto minhoto e nos seniores, no Tirsense e no Limianos. Voltou em 2017/18 assumindo nessa altura a equipa de iniciados do Sp. Braga, fazendo depois um trajeto por formações diferentes no clube entre juniores, Sub-23 e equipa B, onde passou a última temporada na Liga 3. Pelo meio, Artur Jorge esteve em cinco jogos do conjunto principal na época de 2019/20, que teve Ricardo Sá Pinto no início, Rúben Amorim de seguida e Custódio como sucessor do agora técnico do Sporting até sair na parte final do Campeonato.

Ex-defesa Artur Jorge assume comando técnico do Sporting de Braga

Nessas cinco partidas que se seguiram a uma derrota em Vila do Conde com o Rio Ave, Artur Jorge teve três vitórias (4-0 em casa com o Desp. Aves, 5-1 fora com o P. Ferreira e 2-1 em casa com o FC Porto), um empate (1-1 em casa com o Belenenses SAD) e uma derrota (1-0 fora com o Tondela). Aproveitando a derrota do Sporting com o Benfica na última jornada, o Sp. Braga ainda terminou no terceiro lugar. 

Artur Jorge, o treinador que “não é santo nenhum” mas fez história: Sp. Braga no pódio pela terceira vez

Já depois de ter sido levantada a possibilidade de haver um técnico estrangeiro no comando do Sp. Braga, quando a saída de Carlos Carvalhal parecia um dado consumado, a lista de possibilidades acabou por ficar resumida apenas a treinadores portugueses, com Artur Jorge em vantagem perante outros nomes que nos últimos dias tinham sido apontados nos bastidores ao clube como Nelson Veríssimo ou Bruno Pinheiro.

“Artur Jorge é o novo treinador do SC Braga. O técnico rubricou um contrato válido para as próximas duas temporadas. Formado no SC Braga e com 12 épocas ao serviço da equipa principal enquanto jogador e capitão (1992 a 2004), Artur Jorge é um profundo conhecedor do clube (268 jogos – 16 golos), com passagens de sucesso pelas camadas de formação do SC Braga enquanto treinador (Sub-15, Sub-19, Sub-23 e, na época que agora termina, a equipa B), tendo ainda assumido a equipa principal nos últimos jogos de 2019/20, com contributo direto na conquista do 3.º lugar na Liga”, confirmou o clube.