A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho vai reunir-se no dia 4 de julho para analisar o impacto da seca severa em que se encontra o território e que medidas tomar para mitigar a situação, foi esta quinta-feira divulgado.

Contactado pela agência Lusa, a propósito dos últimos dados divulgados pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que colocam o distrito de Viana do Castelo em nível de seca severa, o presidente da CIM do Alto Minho, Manoel Batista, manifestou preocupação com o abastecimento de água às populações de algumas zonas do distrito durante os meses de verão.

Num ano em que a chuva foi diminuta poderemos ter alguma dificuldade, pontual, no abastecimento de água. Nesse sentido, apelo às pessoas para fazerem uma gestão muito equilibrada do consumo de água”, alertou Manoel Batista.

O socialista, que é também presidente da Câmara de Melgaço, adiantou que a questão vai ser abordada em reunião do Conselho Intermunicipal marcada para o dia 4 de julho, às 18h00, na sede da CIM, em Ponte de Lima.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Iremos abordar a questão para perceber a leitura de todos os presidentes de câmara e, se necessário, tomar medidas ao nível da sensibilização para um consumo de água”, destacou Manoel Batista.

O autarca adiantou que, “por enquanto” e de acordo com as informações que tem recebido, as empresas dedicadas à produção de vinho e agropecuária “não vivem uma situação difícil por falta de água”, mas sim pelo aumento do preço de rações e dos combustíveis”.

Quanto ao setor do turismo, Manoel Batista disse que, este ano, “a procura tem sido muito boa, e com perspetivas de vir a crescer muito, para alavancar as economias locais”.

“Temos de fazer tudo para que estes setores se mantenham pujantes. Mesmo com esta seca severa temos condições para que isso aconteça”, garantiu, aludindo ao lançamento de campanhas locais para reforçar as nacionais que têm vindo a alertar as populações para um consumo eficiente da água.

Com sede instalada no edifício Villa Moraes, em Ponte de Lima, a CIM do Alto Minho foi constituída em outubro de 2008 e engloba os municípios que correspondem à Unidade Territorial Estatística de Nível (NUT) III do Minho-Lima.

Integram a associação os concelhos de Arcos de Valdevez (PSD), Caminha (PS), Paredes de Coura (PS), Ponte de Lima (CDS-PP), Valença (PS), Viana do Castelo (PS), Vila Nova de Cerveira (PS), Ponte da Barca (PSD), Monção (PSD) e Melgaço (PS).

Dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera indicam que este ano é o mais seco de que há registo (desde 1931) e que só o ano de 2005 se aproximou da situação atual, pelo que a seca meteorológica e agrometeorológica “obrigam a tomar medidas”.