A Ilha da Serpente está novamente “livre”, afirmou esta quarta-feira o Presidente da Ucrânia, num dia que ficou marcado pela retirada das tropas russas do local emblemático que se tornou um símbolo da resistência ucraniana.

“Zmiinyi é, sem dúvida, a palavra principal hoje”, definiu Zelensky, referindo-se à Ilha da Serpente, como é popularmente conhecida.

O território estava sob o controlo russo praticamente desde o início da invasão, mas a Ucrânia anunciou esta quarta-feira que o Exército russo finalmente abandonado o local.

Ilha da Serpente. Moscovo diz que retirada foi  “gesto de boa vontade”, mas Kiev fala em operação “notável”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na habitual comunicação diária, o líder ucraniano reforçou que, apesar da retirada russa não garantir que o “inimigo” não vai voltar, altera “significativamente” a situação no Mar Negro.

“Passo a passo vamos expulsá-los do nosso mar, da nossa terra e do nosso céu”, garantiu.

No seu discurso abordou também a situação da região do Donbas, onde as notícias não são tão otimistas. Denunciou as condições difíceis na região, onde a superioridade militar russa é forte.

O Presidente aproveitou também para agradecer aos Estados Unidos o novo pacote de apoio dedicado particularmente à defesa, que garantiu que estará em breve na linha da frente “pela defesa da liberdade”.