As temperaturas altas que se fazem sentir na Europa ocidental e uma pluviosidade abaixo do normal em quase toda a Europa — exceto em Portugal e Espanha, onde já não era esperada — explicam o risco extremamente elevado de incêndio em Portugal, Espanha e Grécia, mas também o risco muito elevado na Alemanha, Áustria, Croácia, Eslováquia, França, Hungria, Itália, Sérvia e ainda Chipre e Turquia, para esta quinta-feira, de acordo com o projeto europeu Copernicus.

 Península Ibérica, França e Reino Unido com temperaturas acima da média

Esta semana, de 11 a 17 de julho, as temperaturas em quase toda a Península Ibérica, França e sudeste de Inglaterra estão seis a 10 graus Celsius acima da média

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O centro da Europa apresenta a maior redução na pluviosidade

A região da Áustria é a que apresenta, na semana de 11 a 17 de julho, a maior redução na precipitação (em milímetros) em relação à média, mas a diminuição da quantidade de chuva estende-se do Reino Unido a Alemanha, França e Itália, dos países nórdicos à Grécia.

 Risco extremamente elevado de incêndio na região mediterrânica

A Península Ibérica, norte de África, e grande parte dos países mediterrânicos apresentam risco de incêndio extremo ou muito extremo. O risco é alto em quase toda a França e grande parte da Alemanha, mas também em Inglaterra. Grande parte da Europa central e ocidental apresenta, pelo menos, risco moderado de incêndio.

Os vários pontos no continente apresentam os incêndios ativos.