O Governo vai investir 12 milhões de euros na reabilitação de cinco esquadras da Polícia de Segurança Pública na Madeira, indicou esta quinta-feira a secretária de Estado da Administração Interna, enquanto o Comando Regional prevê um aumento da criminalidade.

São projetos de execução que estão concluídos e que em breve esperemos estar em condições de lançar o contrato interadministrativo, de forma que a obra possa iniciar-se, com a garantia de que o financiamento será feito pela administração central”, disse Isabel Oneto.

A governante socialista falava na cerimónia comemorativa do 144.º aniversário do Comando da Polícia de Segurança Pública (PSP) da Madeira, no Funchal, na qual o comandante regional, Luís Simões, alertou para o provável aumento da criminalidade nos próximos anos, depois de ter registado os números mais baixos durante a pandemia de Covid-19.

Luís Simões sublinhou que a análise “factual e pragmática” dos dados aponta para uma redução de 7,9% da criminalidade denunciada e de 18,4% da criminalidade grave em 2021, sendo que, no global, o registo é de menos 1.000 crimes face a 2019.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Foram os melhores números da última década em termos de criminalidade denunciada”, disse, referindo que, “muito provavelmente”, serão “irrepetíveis” nos próximos anos, considerando o fim das restrições relacionadas com a covid-19 e o regresso à normalidade social.

O comandante regional da PSP advertiu, por outro lado, para a criminalidade associada à população sem-abrigo e ao consumo de novas substâncias psicoativas, vincando que o problema não se resolve com mais polícias, mas com “soluções multidisciplinares” e “respostas clínicas e sociais caso a caso”.

“A PSP está disposta a colaborar, mas rejeita as acusações fáceis e fúteis que colocam na polícia toda a responsabilidade”, disse.

Luís Simões alertou ainda para o estado de degradação de cinco esquadras da região — Ponta do Sol, Calheta (zona oeste), Santa Cruz, Machico (zona leste) e Porto Santo.

“Nenhuma destas esquadras tem condições adequadas à sua função”, disse.

A secretária de Estado da Administração Interna reagiu, indicando estar previsto um investimento de 12 milhões de euros na construção e reabilitação de esquadras naqueles concelhos.

Isabel Oneto explicou que os projetos decorrem da Lei da Programação das Infraestruturas e Equipamentos das Forças e Serviços de Segurança, que prevê um investimento global superior a 607 milhões de euros.

A governante referiu também que será disponibilizada uma verba de 15 milhões de euros ao nível nacional para compra de equipamento de proteção individual, indicando que, em média, por dia, seis agentes da autoridade são vítimas de agressão.

Já o comandante da PSP da Madeira alertou para o facto de o contingente regional oscilar sempre entre 730 e 745 elementos, sendo que um terço do ativo tem mais de 56 anos.

Luís Simões considera que o número deverá manter-se nos próximos anos, apesar da anunciada abertura de 1.000 vagas ao nível nacional até ao final de 2022.

O presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, que também discursou na cerimónia comemorativa do 144.º aniversário do Comando Regional da PSP, disse que a questão da segurança não deve ser “dramatizada”, afirmando que os números da insegurança têm baixado em todo o mundo e na região autónoma.

Albuquerque alertou, no entanto, para a “extrapolação dos factos”, decorrente do “epifenómeno mediático” e da “hipérbole” gerada através da internet e das redes sociais.

“A hipérbole hoje chama a atenção e muitas vezes altera os factos, mas a evidência é esta: nunca vivemos com tanto segurança e com tão pouca violência como nos dias de hoje”, declarou.