Um grupo de crianças semi-nuas correu pelas ruas de Mollet del Vallès, em Barcelona no dia 23 de agosto em honra da santa padroeira das festas do concelho. As corridas noturnas incluíram várias faixas etárias, uma delas para crianças até aos 12 anos, encorajadas pelos adultos.

No concelho com 50.000 habitantes, a iniciativa juntou dezenas de participantes que, além da roupa interior, utilizam apenas calçado desportivo. O Theobjective explica que a atividade foi organizada por diversos clubes do concelho com autorização da Câmara Municipal, liderada pelo Partido dos Socialistas da Catalunha (PSC). À mesma fonte, um porta-voz municipal aponta que a corrida realiza-se “desde 1994”, pelo que não é considerado um cenário controverso. Além disso, adianta que “não lhes chegou nenhuma reclamação”.

Desta forma, o ABC esclarece que após semanas da polémica com uma gincana sexual em Vilassar de Mar, os organizadores garantiram que não existiu qualquer tipo de intuito sexual nas corridas. No entanto, alguns dos participantes apontaram que os cartazes na linha de partida publicitavam uma loja erótica e uma loja de preservativos.

O partido constitucionalista Valents anunciou no sábado que pretende denunciar este tipo de atividade promovida pelo PSC. Nas redes sociais tornaram público o seu ponto de vista.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Isto não é educação sexual, é uma vergonha absoluta. Vamos denunciar e não normalizar“, pode ler-se na publicação do partido, na rede social Twitter. As imagens mostram um grupo de raparigas mais jovens em roupa interior debaixo de uma faixa que diz “Botiga Eròtica” ou loja erótica, em catalão. A segunda fotografia mostra três rapazes a correr de “boxers“.

O ABC relata que o grande festival de Mollet del Vallés celebra-se todos os anos na semana de 15 a 23 de agosto, e as corridas em roupa interior encerram as comemorações. As crianças correm no centro da cidade num percurso delimitado por cercas e posteriormente seguem-se as provas adultas, masculinas e femininas, também elas em lingerie.