815kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

De Salazar a Marcelo, de Churchill a Truss. Os líderes portugueses, britânicos e americanos (e os Papas) que conviveram com Isabel II

Este artigo tem mais de 1 ano

O reinado de Isabel II atravessou os mandatos de nove Presidentes portugueses (teve encontros oficiais com 4), 15 primeiros-ministros britânicos, 14 Presidentes dos EUA e sete Papas. Saiba quais são.

No que diz respeito a Portugal, a Rainha reuniu-se com quatro chefes de Estado portugueses
i

No que diz respeito a Portugal, a Rainha reuniu-se com quatro chefes de Estado portugueses

LUSA

No que diz respeito a Portugal, a Rainha reuniu-se com quatro chefes de Estado portugueses

LUSA

O reinado de Isabel II atravessou inúmeras épocas históricas. Quando a Rainha assumiu o trono, o Reino Unido ainda recuperava das cicatrizes da II Guerra Mundial e estava-se no início de um mundo bipolar entre os Estados Unidos e a União Soviética, ao mesmo tempo que os impérios europeus perdiam fulgor.

Ao longo de 70 anos, a Rainha Isabel II assistiu de perto a grandes acontecimentos — o fim da Guerra Fria, a entrada do Reino Unido na União Europeia (e a saída do projeto europeu) e o início de um conflito armado na Ucrânia são apenas alguns exemplos. Pelo meio, encontrou-se com inúmeros líderes, entre chefes de Estado, chefes de governo e Papas.

No que diz respeito a Portugal, a Rainha reuniu-se com quatro chefes de Estado, três já durante o período democrático e um do Estado Novo. Em 1957, Isabel II, chegou a encontrar-se com António de Oliveira Salazar, chefe de governo da época, e com o Presidente da República, Craveiro Lopes, numa visita a Lisboa e ao Porto.

Os Presidentes da República portugueses cujos mandatos coincidiram com o reinado da Rainha foram Craveiro Lopes, Américo Tomás, António de Spínola, Francisco da Costa Gomes, Ramalho Eanes, Mário Soares, Jorge Sampaio, Cavaco Silva e Marcelo Rebelo de Sousa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Isabel II também visitou Portugal quando Craveiro Lopes e Ramalho Eanes eram Chefes de Estado. Já Mário Soares (em 1993) e Marcelo Rebelo de Sousa (em 2016), enquanto Presidentes da República, visitaram a Rainha no Reino Unido.

5 fotos

No plano interno, a Rainha conviveu com 16 primeiros-ministros britânicos, de Winston Churchill a Liz Truss (a quem deu posse esta quarta-feira). Além de Churchill, a monarca empossou e acompanhou de perto os mandatos de Anthony Eden, Harold Macmillan, Alec Douglas-Home, Harold Wilson, Edward Heath, Harold Wilson, James Callagham, Margaret Thatcher, John Major, Tony Blair, Gordon Brown, David Cameron, Theresa May, Boris Johnson e Liz Truss.

Do outro lado do atlântico, Isabel II privou com 14 Presidentes norte-americanos: Harry Truman, Dwight D. Eisenhower, John F. Kennedy, Lyndon Johnson, Richard Nixon, Gerald Ford, Jimmy Carter, Ronald Reagan, George Bush, Bill Clinton, George W. Bush, Barack Obama, Donald Trump e Joe Biden.

O reinado de Isabel II também atravessou os mandatos de sete Papas: Pio XII, João XXIII, Paulo VI, João Paulo I, João Paulo II, Bento XVI e o Papa Francisco.

 
Assine o Observador a partir de 0,18€/ dia

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos