Medidas de estabilização foram completadas em mais de quatro mil quilómetros quadrados de território recuperado, disse esta terça-feira o Presidente da Ucrânia. No habitual discurso, Volodymyr Zelensky refere que os militares russos e grupos de sabotagem estão a ser descobertos, os colaboradores estão a ser detidos e os serviços são restaurados.

É muito importante que juntamente com as nossas tropas, com a nossa bandeira, a vida normal regresse os territórios desocupados”, sublinhou.

O líder ucraniano deu como exemplo a localidade de Hrakove, em Balaklia (região de Kharkiv), onde, passados cinco meses de ocupação, as pensões voltaram a ser pagas. “Todos os pensionistas ucranianos no território libertado vão receber pagamentos. A Ucrânia cumpre sempre as suas obrigações sociais”, garantiu. Deixou também um agradecimento às tropas ucranianas. que garantiram uma “derrota rápida e em larga escala dos invasores no território da região de Kharkiv”.

Os últimos dias têm sido marcados pelos progressos das Forças Armadas da Ucrânia, que reclamaram a reconquista de várias cidades na região de Kharkiv, nomeadamente Izyum e Kupiansk. Na segunda-feira, o líder ucraniano já tinha divulgado que seis mil quilómetros quadrados de território já foi recuperado às forças russas no mês de setembro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ucrânia obteve mais êxitos militares em cinco dias do que a Rússia em cinco meses. Será este o ponto de viragem da guerra?

Os progressos recentes resultaram de uma estratégia das Forças Armadas para enganar as forças russas, ao divulgar uma contraofensiva no sul do país com o objetivo de obter vitórias em Kharkiv, no nordeste do país. Os Estados Unidos corroboram alguns progressos ucranianos e, segundo um alto funcionário norte-americano ouvido pela CNN, as forças russas cederam grande parte dos seus ganhos perto de Kharkiv, com muitos soldados russos a sair da Ucrânia para regressar à Rússia.