Um homem de 63 anos foi detido por suspeita de tráfico de pessoas e abuso sexual de pessoa incapaz de resistência, anunciou esta quinta-feira a Polícia Judiciária. Segundo apurou o Observador, o suspeito é padre e vivia em Vila Nova de Foz Côa. A vítima, um homem de 44 anos atestada incapacidade de resistência, vai ser internado num centro de acolhimento e proteção especializado para vítimas de tráfico de seres humanos.

O suspeito foi nomeado há cinco anos tutor da vítima, tendo-a acolhido na sua residência e oferecendo-lhe trabalho, em troca de alojamento e alimentação sem qualquer pagamento. Mas anos antes já mantinha o rapaz em sua casa. “Aproveitando-se das incapacidades psíquicas e da especial vulnerabilidade da vítima, o arguido veio depois a exigir-lhe serviços sexuais, fechando-o em casa e vedando-lhe qualquer contacto com o exterior quando recusava aceder aos seus propósitos”, refere a PJ. Factos que podem configurar um crime de tráfico de seres humanos.

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, no âmbito de uma investigação em curso e em cumprimento de mandados emitidos pelo Ministério Público – Departamento de Investigação e Ação Penal da Maia, efetuou buscas domiciliárias e não domiciliárias, em Foz Côa e acabou por deter o suspeito que não tem antecedentes criminais.

Ao que o Observador apurou, o padre já tinha sido investigado em 2014 por se suspeitar de violação. O padre tinha sido ordenado um ano antes, depois de ter passado alguns anos a trabalhar para a Santa Casa da Misericórdia. Mas a Polícia Judiciária nunca conseguiu encontrar as alegadas vítimas. Posteriormente chegou a haver outra denúncia anónima contra o suspeito, mas só agora, depois de uma denúncia de uma familiar da vítima, a Polícia Judiciária conseguiu deter suspeito.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR