Um migrante atravessou a fronteira entre Marrocos e o enclave espanhol de Melilla recorrendo ao uso de um parapente e escapou, desta maneira, à polícia fronteiriça, foi anunciado na quinta-feira.

Um vídeo publicado pelo jornal espanhol El Faro mostra o momento em que uma pessoa sobrevoa a vedação que separa os dois países e foge de seguida, o que leva as autoridades a presumir tratar-se de um migrante que tinha como objetivo chegar à Europa.

Duas testemunhas viram o parapente, enquanto conduziam na estrada que circunda o território espanhol no norte de África, tendo alertado a polícia às 18h15 (17h15 em Lisboa).

“As patrulhas dirigiram-se imediatamente para a zona, mas não conseguiram localizar o migrante“, lê-se na declaração publicada pelo representante do governo espanhol em Melilla.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A identidade e a nacionalidade da pessoa permanecem desconhecidas e, segundo a Reuters, ainda não foi possível confirmar a veracidade do vídeo, que tem circulado nas redes sociais.

Melilla tem sido destaque internacional devido ao fluxo migratório massivo e que se intensificou em junho deste ano. De acordo com a agência de notícias Aljazeera, cerca de 2 mil refugiados e migrantes tentaram cruzar a fronteira entre Espanha e Marrocos, sendo contrariados pela resposta violenta das autoridades marroquinas que, segundo o The Guardian, usaram gás lacrimogénio e bastões.

Milhares de pessoas forçam fronteira de enclave espanhol de Melilla no norte de África

Por sua vez, as autoridades espanholas foram acusadas de terem remetido ilegalmente os migrantes de volta para Marrocos, não lhes concedendo o direito de procurar asilo, possível pela lei internacional.

23 pessoas morreram e várias investigações jornalistas revelam que algumas mortes podem ter ocorrido em solo espanhol, o que o ministro do Interior do país tem negado.

Melilla é uma das duas fronteiras que separa a União Europeia de países africanos, sendo a outra Ceuta, também território espanhol.