Uma operação da Polícia Judiciária, “Tempestade Perfeita”, levou esta terça-feira à detenção de cinco pessoas, suspeitas de vários crimes de corrupção, abuso de poder, peculato e participação económica em negócio, esclarece a Polícia Judiciária em comunicado. O Ministério da Defesa Nacional confirma a “presença da PJ e do Ministério Público” nas instalações da Direção Geral de Recursos da Defesa Nacional.

“O Ministério da Defesa Nacional confirma a presença da Polícia Judiciária e do Ministério Público nas suas instalações, na Direção Geral de Recursos da Defesa Nacional, no âmbito de averiguações a atos praticados entre 2018 e 2021”, escreve numa nota enviada às redações onde “reafirma a total colaboração com as autoridades em tudo o que lhe for solicitado.”

A CNN, que avançou a notícia, acrescenta que se tratam de detenções e buscas a altos quadros do Ministério da Defesa e que estão relacionadas com as obras no Hospital Militar. A estação indica ainda que um dos detidos é Alberto Coelho, um alto quadro do Estado que liderou a Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional, durante seis anos. É ele o suspeito de ser o principal responsável por um esquema criminoso que terá lesado o Estado em milhões de euros e que consistia na adjudicação a empresas privadas de prestações de serviços por ajuste direito, desrespeitando as regras de contratação público.

Um desses casos está ligado, precisamente, com as obras de remodelação do Hospital Militar de Belém, que tiveram um custo ao Estado de 3,2 milhões de euros, muito acima dos 750 mil planeados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ministério da Defesa Nacional enviou ao MP auditoria sobre derrapagem no antigo Hospital Militar de Belém

A operação, a que a Polícia Judiciária chamou “Tempestade Perfeita”, envolveu 200 inspetores da PJ. As buscas decorreram em Lisboa,  Porto, Alter do Chão, Almada e Comporta e resultaram na detenção de cinco pessoas e na constituição de 19 arguidos.

“Está em causa uma investigação criminal cujo objeto visa apurar da eventual prática, entre o mais, de crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, participação económica em negócio, abuso de poder e branqueamento, ilícitos relacionados com adjudicações efetuadas, por parte de Organismo da Administração Central, a diversas empresas, as quais lesaram o Estado português em muitos milhares de euros”, esclarece a Polícia no comunicado.

Segundo a PJ, as buscas “visaram a recolha de elementos probatórios”, tendo sido recolhida “prova pessoal e a apreensão de prova de natureza documental, digital, entre o mais, inerente aos procedimentos de contratação pública em causa”.