No 287.º dia de guerra, o Presidente Vladimir Putin voltou a sublinhar que a Rússia “vai ter de defender os seus interesses usando todos os meios” ao seu dispor. Putin notou que o “risco de guerra nuclear está a aumentar no mundo” e que “as armas nucleares são resposta possível a um ataque”. Esta quarta-feira o homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, e o espírito ucraniano foram eleitos Personalidade do Ano da reputada revista Time.

O que aconteceu durante a tarde?

  • Os pacotes com explosivos “continuam a chegar” às instituições diplomáticas ucranianas pela Europa, avançou o ministro dos negócios estrangeiros. Segundo Dmytro Kuleba, até agora foram registados 31 casos em 15 países, incluindo os dois já conhecidos em Portugal. Tudo começou quando seis instituições espanholas receberam na semana passada envelopes com material explosivo.
  • O portal Children of War revelou novos dados sobre a situação das crianças na guerra da Ucrânia e reporta a existência de 333 crianças consideradas desaparecidas naquele país desde o início da invasão russa.
  • A Rússia está a construir fortificações na linha de fronteira com a Ucrânia, na região de Belgorod, ao mesmo tempo que começou a expandir as posições de defesa nesta parte do território, segundo revelou o relatório do Ministério de Defesa do Reino Unido revelado diariamente.
  • O Papa Francisco considerou que “a história se repete” na Ucrânia ao recordar o aniversário do plano secreto que os nazis lançaram na II Guerra Mundial para exterminar os judeus polacos, conhecido como “Operação Reinhard”. Durante a saudação aos fiéis polacos, Francisco acrescentou: “A História repete-se, vemos o que está a acontecer agora na Ucrânia”.

O que aconteceu durante a manhã?

  • O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, definiu as duas condições necessárias para que possa haver negociações de paz com a Rússia: “Moscovo tem de abandonar os seus planos de guerra e, segundo, tem de retirar todas as forças do território ucraniano”.
  • A Polónia está a começar a instalar os potentes sistemas de defesa anti-aérea Patriot, cedidos pela Alemanha. Porém, o ministro da Defesa polaco deu conta do seu sentimento de “deceção” pelo facto de a Alemanha não ter aceitado colocar os Patriot na Ucrânia e não na Polónia.
  • O nome do Presidente russo, Vladimir Putin, foi o mais popular nas pesquisas no Google este ano em Portugal, seguido pelo do ator Will Smith, que recentemente falou sobre o incidente nos óscares na primeira grande entrevista televisiva.
  • O Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento gastará até ao final do ano metade dos 3.000 milhões de euros reservados à Ucrânia até 2023, sobretudo em despesas imediatas associadas à compra de gás e reparações na rede elétrica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR