Acompanhe aqui o nosso liveblog sobre a guerra a Ucrânia. 

Em apenas uma semana, seis instituições espanholas receberam envelopes que continham material explosivo. E todos tinham contornos semelhantes: foram enviados a partir de território espanhol, eram castanhos, tinham o destinatário escrito com caneta e maiúsculas e continham materiais pirotécnicos de fabrico caseiro.

Dos seis envelopes recebidos, só aquele que foi enviado para a embaixada ucraniana em Espanha é que explodiu, tendo provocado um ferido ligeiro. De resto, foram todos neutralizados e detonados, “o que irá facilitar a investigação sobre a autoria” destes ataques, disse esta quinta-feira Rafael Pérez, secretário de Estado de Segurança, citado pelo jornal espanhol El País. Aliás, o mesmo jornal adianta que já foi aberto um inquérito por suspeitas de um possível crime de terrorismo.

Polónia mais perto de anexar a Ucrânia, acusa a Rússia. Lviv é um dos territórios que os polacos cobiçam

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O primeiro local a receber um envelope foi o Palácio de Moncloa, a residência oficial de Pedro Sánchez, mas o material foi detetado pelas equipas de segurança, que tratam de analisar tudo aquilo que chega através de raios-x. Neste caso, segundo descreveu também o El País, o material não ia explodir, mas sim provocar uma “chama súbita” assim que o envelope fosse aberto. Assim que foi dado o alerta, a segurança nos edifícios públicos foi reforçada.

Depois, também a embaixada ucraniana em Espanha recebeu, esta quarta-feira, um pacote semelhante. Foi o único envelope que não foi travado antes de ser aberto por um dos trabalhadores da embaixada, que acabou por ficar ferido numa das mãos.

No mesmo dia, surgiu um novo envelope na sede da empresa Instalaza, em Saragoça. Neste caso, o destinatário era o diretor da empresa, que é a fabricante das lança-granadas C-90 que o ministério da Defesa enviou para a Ucrânia.

“Como devo render-me?” Linha de apoio ucraniana recebe em média, por dia, 100 chamadas de militares russos

Já na madrugada desta quinta-feira, por volta das quatro da manhã, as autoridades espanholas receberam mais um alerta: Tinha sido detetado um novo pacote explosivo na base aérea de Torrejón de Ardoz, em Madrid, cujo destinatário era o Centro de Satélites da União Europeia. Este local é, aliás, uma base militar que passa informações à Ucrânia e não foram registados feridos.

O último envelope chegou esta quinta-feira à embaixada dos Estados Unidos na capital do país vizinho. Também neste caso, as características, referiu o ministério da Administração Interna, são semelhantes às já registadas anteriormente.

A propósito dos pacotes recebidos em território espanhol, o Governo de Espanha fez questão de sublinhar que a sua posição em relação à invasão russa na Ucrânia não vai mudar. Os envelopes “não mudarão a postura de Espanha em defesa da liberdade da Ucrânia”, disse Margarita Robles, ministra da Defesa espanhola, que está esta quinta-feira na cidade ucraniana de Odessa.

Também a embaixada da Rússia em Espanha reagiu às notícias sobre os pacotes com materiais suspeitos. “Condenamos qualquer ameaça ou ato terrorista”, refere a embaixada, acrescentando que “qualquer ameaça ou ato terrorista, ainda para mais dirigidos contra uma missão diplomática, são totalmente condenáveis”.