Siga aqui o liveblog do funeral de Bento XVI

Se Marcelo Rebelo de Sousa marcar, de facto, presença nas cerimónias fúnebres de Bento XVI, será apenas em representação própria. De acordo com a Rádio Renascença, que cita fontes do próprio Vaticano, apenas os chefes de Estado da Alemanha e de Itália estarão no funeral do Papa emérito em capacidade oficial — deixando claro que quaisquer outras delegações que desejarem marcar presença no funeral de Bento XVI “irão a título pessoal”.

O Presidente da República tinha admitido que tencionava viajar para o Vaticano na próxima quinta-feira para marcar presença na cerimónia. “Vou e venho no mesmo dia”, acrescentou Marcelo aos jornalistas em Brasília, onde esteve em representação do Estado português para a tomada de posse de Lula da Silva.

Ao Observador, fonte do Palácio de Belém confirmou, ainda, assim, nesta segunda-feira, que a deslocação de Marcelo Rebelo de Sousa ao Vaticano será revestida de carácter oficial. Ou seja, apesar de a iniciativa da deslocação dos chefes de Estado e de Governo para participar nas cerimónias fúnebres de Bento XVI partir dos próprios, os titulares que decidiram deslocar-se a Roma vão ser recebidos na qualidade de chefes de Estado ou de Governo — e não como cidadãos privados.

Já na manhã desta terça-feira Marcelo Rebelo de Sousa, questionado pelos jornalistas na sua chegada ao aeroporto de Lisboa, vindo de Brasília, deixou bem claro que não vai a título individual.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Vão vários Chefes de Estado e, ao ir, vou não a título pessoal mas a representar o povo português”, garantiu. Quando questionado pelos jornalistas se foi convidado oficialmente, Marcelo Rebelo de Sousa respondeu apenas que tanto quanto sabe “a Santa Sé terá em pé de igualdade todos os chefes de Estado e todos serão tratados como tal”.

“Não é um cidadão que lá vai, se fosse eu não iria lá, obviamente, o que se trata é de representar Portugal”, sublinhou, lembrando que Portugal recebe este ano as Jornadas Mundiais de Juventude. “Esse é um facto muito relevante nas relações com a Santa Sé e a Igreja Católica, e tem uma projeção universal e, só por si, esse facto justifica que eu lá vá”.

O funeral de Bento XVI está agendado para quinta-feira, 5 de janeiro, numa cerimónia presidida pelo Papa Francisco. Joseph Ratzinger nasceu em 1927 em Marktl am Inn, na diocese alemã de Passau, e foi Papa entre 2005 e 2013. Resignou ao pontificado por motivos de saúde, em 11 de fevereiro de 2013, a dois meses de comemorar oito anos no cargo, passando a emérito da diocese de Roma.

Funeral de Bento XVI realiza-se na quinta-feira e será presidido pelo Papa Francisco