Temporada de Furacões, o muito elogiado segundo romance de Fernanda Melchor, vai ser publicado em Portugal este mês de janeiro, pela Elsinore. O livro, publicado no Reino Unido em 2020 numa tradução de Sophie Hughes, foi finalista nesse ano do International Booker Prize.

Baseado numa história verídica, um crime violento ocorrido numa vila não muito longe da terra natal de Melchor, Veracruz, o enredo gira em torno de uma figura misteriosa e enigmática, conhecida como a Bruxa, que alimenta a imaginação do povo de La Matosa. O livro abre com a descoberta macabra do seu corpo, que bóia num canal entre os juncos e os sacos de plástico, por um grupo de crianças assustadas.

A edição portuguesa de Temporada de Furacões chega às livrarias a 23 de janeiro

A história desta figura e os motivos que levaram à sua morte vão sendo desvendados aos poucos, num vai e vem temporal que se torna psicologicamente mais denso e perturbador à medida que o romance avança. O ambiente mágico que abre o livro vai-se dissolvendo, e a verdade dura das personagens vai vindo ao de cima.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Estas personagens quebradas pelo contexto social em que vivem servem a Melchor para abordar problemas bem reais como a violência, a misoginia e a superstição. Violento, mas extremamente belo, Temporada de Furacões é um retrato do que existe de pior no ser humano, mas também da capacidade que este tem de suportar e sobreviver às piores atrocidades.

Violência, misoginia e superstição: o México de Fernanda Melchor

O romance constou da lista de melhores lançamentos de 2020 do Observador e foi nomeado para vários prémios literários internacionais.

O último livro de Fernanda Melchor, Paradais, foi publicado no ano passado no Reino Unido e nomeado para o International Booker Prize no mesmo ano. A coletânea de histórias verídicas que a autora publicou em 2013 no México, Aquí no es Miami, vai ser editada em inglês em abril deste ano, com tradução de Sophie Hughes, que verteu Paradais também para inglês.