Já aqui avançámos que a Audi, além da família Sphere topo de gama, composta pelos concepts Urbansphere, Skysphere, Grandsphere e Activesphere, vai produzir um eléctrico com pouco menos de cinco metros de comprimento denominado A6 e-tron, que será proposto em versão berlina e Avant, a carrinha. Sabe-se agora que estes dois modelos vão ser igualmente propostos em versão desportiva, a RS6.

A Audi sempre teve no A6 um dos seus modelos mais populares, nos tempos em que os motores de combustão dominavam sozinhos a indústria automóvel. Além das versões berlina de quatro portas e a versátil carrinha Avant, a imagem do modelo foi sobretudo conseguida à custa do RS6, o desportivo da família e comercializado em ambas as versões da carroçaria. Pois bem, apesar da mudança para a tecnologia eléctrica, a boa notícia é que o emocionante RS6 vai continuar a existir, nas duas carroçarias e concebido sobre a plataforma PPE (Premium Platform Electric), que tem chegada ao mercado agendada para 2024.

7 fotos

O responsável pelo design da Audi, Marc Lichte, revelou à Top Gear que a filosofia do RS6 vai manter-se, assumindo-se como um desportivo respeitável que não abre mão da sua vocação familiar, onde continua a ser possível transportar bicicletas e outros objectos volumosos. E esta até é uma boa opção estratégica, pois manter a versão desportiva não só poderá originar um interessante volume de vendas, como a imagem mais exuberante do RS6 irá fazer maravilhas à imagem e reputação de todos os A6.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

2 fotos

Lichte avançou mesmo que a Audi revelou o design do futuro RS6 a um grupo de 1000 directores de topo da empresa, que “ficaram loucos com o que viram”. E o estilista foi mais longe, garantindo que o RS6 terá 90% das soluções avançadas pelo A6 e-tron Concept que se pode ver nas fotos, o protótipo que antecipou o futuro A6 de venda ao público e que será igualmente baixo e largo. E num período em que várias marcas acusam os SUV eléctricos de serem demasiado pesados e com má aerodinâmica, será curioso ver até que ponto a opção da Audi em apostar nas berlinas e carrinhas se revelará acertada.