Siga aqui o nosso liveblog sobre a Guerra

A diplomacia russa considerou, esta quarta-feira, “absurdo” que o Presidente francês considere que a entrega de armas à Ucrânia não constitui uma escalada e avisou Israel sobre uma eventual entrega de armamento a Kiev.

“É absurdo”, considerou em declarações aos ‘media’ a porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova.

“O Presidente francês está verdadeiramente seguro de que a entrega de armas pesadas, de aviões ao regime de Kiev (…) não conduzirão a uma escalada da situação?”, acrescentou. “Recuso acreditar que esta seja a lógica de um homem adulto”, invetivou.

A diplomata foi interrogada em conferência de imprensa sobre as declarações de Macron na segunda-feira sobre o eventual envio de novos armamentos para Kiev, incluindo aviões de caça.

O Presidente francês sublinhou que cada decisão neste sentido deverá responder a “critérios”, designadamente que “não signifique uma escalada” e “sem a possibilidade de atingirem território russo”. “Por definição, nada está excluído”, acrescentou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A França anunciou na terça-feira que vai fornecer à Ucrânia 12 canhões Caesar, para além dos 18 canhões deste tipo já enviados, mas Paris recusou até ao momento disponibilizar os seus carros de combate Leclerc.

Em paralelo, a porta-voz da diplomacia russa advertiu Israel contra eventuais entregas de armas à Ucrânia, após o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, indicar que vai “examinar a questão”.

“Em relação à entrega de armas [à Ucrânia] não classificamos o país segundo a geografia. Dizemos que todos os países que entregam armas devem compreender que consideramos [as armas] como alvos legítimos para as Forças Armadas russas”, disse Zakharova numa referência à possibilidade de fornecimentos israelitas.