Sismo de magnitude 6.3 atingiu a costa da Nova Zelândia pelas 19h38 hora local (6h38 hora de Lisboa), deu conta a Geonet que a agência governamental que monitoriza a atividade sísmica. O abalo aconteceu perto da capital Wellington, a 48 Km de profundidade, segundo avança a Reuters.

O sismo terá sido sentido em ambas as ilhas do país, sentido por dezenas de milhares de pessoas e descrito como “massivo” e “assustador”, segundo informa o NZ Herald. Primeiro sentiu-se um grande abalo e depois seguiram-se 30 segundos de uma agitação moderada.

Não há ameaça de tsunami, segundo a Agência Nacional de Gestão de Emergência, mas esperam-se réplicas, avisou o Gabinete de Gestão de Emergência da Região de Wellington.

Pouco depois, houve um outro sismo com magnitude 4.0, localizado 45 Km a sudoeste de Taumarunui e a 78 Km de profundidade.

A Nova Zelândia está a ser atingida por ciclone que já levou o país a decretar estado de emergência por sete dias, privou 225.000 pessoas de energia elétrica e causou inundações e deslizamentos de terra.

Nova Zelândia declara estado de emergência devido a ciclone

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR