O popular carro hot dog, Wienermobile no original, não escapou à cobiça dos amigos do alheio, que deram uma trinca no carro em forma de cachorro-quente e abocanharam uma parte do veículo criado pela empresa Oscar Mayer, levando-a consigo.

A Oscar Mayer, empresa especializada na produção de enchidos, incluindo salsichas para os cachorros-quentes que a tornaram famosa, foi criada em 1936 pelo alemão Oskar Ferdinand Mayer, naturalizado norte-americano. Para promover os seus produtos, o homem dos hot dogs, populares em todo o mundo mas uma verdadeira instituição nos EUA, criou o Wienermobile, que nos anos 40 era apenas um chassi de Willys com uma salsicha de fibra gigante em cima.

O atrelado evoluiu para carro-cachorro, tendo surgido uma versão mais sofisticada em 1952 e uma ainda mais perfeita em 1969, ambas sobre uma base Chevrolet. A Oscar Mayer revelou em 1988 um novo Hot Dog sobre rodas, de que a empresa produziu uma frota de seis unidades para acelerar a promoção dos enchidos da empresa. E foi exactamente uma destas unidades que ultimamente foi notícia, pelos piores motivos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A prática de roubar os catalisadores para retirar os metais nobres que revestem o seu interior, para de seguida os vender no mercado negro, não é exclusiva do mercado norte-americano, pois também por cá esta prática é demasiado frequente, deixando os veículos imobilizados. Foi exactamente isso que aconteceu ao Wienermobile, durante uma incursão por Las Vegas. Estacionado à porta do hotel Sonesta Suites durante a noite, ao “salsicha mobile” não roubaram a especialidade da Oscar Mayer, mas sim uma pequena peça, face à dimensão do veículo, que impediu o Wienermobile de pegar na manhã seguinte.

No momento em que escrevemos, a polícia norte-americana ainda anda à procura dos ladrões, mas a salsicha sobre rodas já regressou ao serviço, depois de devidamente reparada.