É um “momento crucial” na luta contra a obesidade. Através do serviço nacional de saúde inglês (NHS, sigla em inglês), cerca de dez mil pessoas que sofrem da doença vão receber uma injeção para a perda de peso. Os estudos clínicos mostram que o semaglutido — o nome do medicamento injetável — pode levar a que os doentes reduzam o seu peso em mais de 10%, conjuntamente com um estilo de vida saudável.

O Instituto Nacional de Excelência em Saúde e Assistência (NICE, acrónimo em inglês) definiu, contudo, que apenas podem tomar o fármaco os doentes obesos que sofram de uma destas comorbilidades: hipertensão arterial ou doenças do foro cardiovascular. Será administrado semanalmente e o tratamento poderá durar até dois anos.

O NHS planeia aplicá-la a cerca de 10 mil pessoas, mas o The Times escreve que o serviço nacional de saúde do Reino Unido tem capacidade para administrar 35 mil injeções semanalmente. Os doentes ingleses começarão a receber o tratamento daqui a três meses.

O semaglutido atua ao inibir o apetite, fazendo com que os doentes se sintam mais cheios, libertando uma hormona equivalente aquela que é produzida após uma refeição. O fármaco é também administrado no tratamento da diabetes — aliás, a sua procura em Portugal para efeitos de emagrecimento levou mesmo a uma rutura de stokcs — mas as investigações demonstraram que também é eficaz na luta contra a obesidade. Um estudo clínico que contou com quase duas mil pessoas — que tomaram o medicamento durante 15 meses — mostrou uma perda de peso na ordem dos 15 quilos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Despesa do SNS dispara graças a medicamento para diabetes tipo 2 usado para perder peso

Alex Miras, endocrinologista na Universidade Ulster, disse ao The Times que se trata de um “momento crucial no tratamento das pessoas que sofrem com obesidade”. O médico acredita também que o medicamento levará a uma melhoria no quadro clínico das pessoas que sofrem da doença.

Por sua vez, Stephen Lawrence, docente universitário na Warwick Medical School Health Sciences, sublinha ao mesmo jornal que é importante que os doentes tenham consciência que “este medicamento não é uma solução rápida” para a perda de peso, nem é um “substituto ao estilo de vida saudável, que inclui atividade física e alimentação saudável”.

Nos estudos clínicos realizados, os doentes que tomaram a semaglutida também sentiram efeitos secundários, tais como náuseas, diarreia, prisão de ventre e vómitos. No Reino Unido, o medicamento indicado para a obesidade é comercializado com o nome Wegovy.

Notícia corrigida pela sua última vez às 13h13 de dia 8 de março