“Como define uma mulher?”. Esta questão deixou Chris Hipkins, primeiro-ministro da Nova Zelândia, sem resposta e com alguns segundos de silêncio. Durante uma conferência de imprensa, que decorreu na semana passada, o jornalista Sean Plunket pediu a Chris Hipkins para dizer o que é uma mulher, mas este considerou que a questão era “uma pergunta inesperada”.

“Para ser honesto, para mim, esta pergunta vem um pouco fora do contexto. Biologia, sexo, género. As pessoas definem-se, as pessoas definem o seu próprio género”, disse o primeiro-ministro da Nova Zelândia. Mas o jornalista não fica convencido e faz referência a uma declaração de Keir Starmer, líder do Partido Trabalhista do Reino Unido e cita-o: “99,9% das mulheres não têm pénis”. “Não estava à espera desta pergunta. Então, não preparei uma resposta”, continuou Chris Hipkins.

O vídeo deste momento da conferência de imprensa rapidamente se espalhou pelas redes sociais e Piers Morgan também partilhou este minuto de embaraço. Mas surge uma questão: qual o motivo pelo qual o jornalista fez a questão?

Sean Plunket, que fez a pergunta ao primeiro-ministro, fundou um site de notícias em 2021, mas a conta deste canal de comunicação, segundo os jornais locais, foi suspensa do Twitter. De acordo com a RNZ, a suspensão poderá estar relacionada com o facto de este jornalista ter chamado “brigadas anti-mulheres” aos protestos contra a visita de Posie Parker a Auckland e a Wellington. E Posie Parker é conhecida por promover discursos contra pessoas trans e diz defender os direitos das mulheres.

O jornalista em questão referiu-se aos protestos contra a chegada de Posie Parker como “regra de multidão”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR