A North Face, marca de roupa e equipamento desportivo outdoor, é o mais recente alvo dos conservadores americanos na guerra cultural em curso no país contra empresas consideradas “woke”, por apoiarem a comunidade LGBTQ.
A escassos dias do início de junho, o Mês do Orgulho LGBTQ nos Estados Unidos, proclamado em 1999, há já 24 anos, pelo então Presidente Bill Clinton, como homenagem à chamada “Revolta de Stonewall”, que a 28 de junho de 1969 deu início ao movimento civil de luta pelos direitos dos homossexuais no país, são inúmeras as empresas a apresentar, como habitualmente, os seus anúncios de apoio à comunidade, cuja sigla entretanto cresceu e passou a incluir não apenas gays e lésbicas, mas também bissexuais, transexuais e queers.
Depois de Bud Ligh e Target terem visto as suas campanhas de marketing atacadas nas redes sociais e até nas lojas, com a retalhista americana a decidir retirar vários produtos da coleção “pride”, alegadamente para salvaguardar a segurança dos próprios funcionários, eis que surgem apelos ao boicote da North Face.
Meet North Face's new outdoor spokesperson…
Pattie Gonia (Wyn Wiley) pic.twitter.com/Vm4ve3RkM7— ???????????????????????????? ???????????????? (@Citizen_Cast) May 24, 2023
A marca, que vende roupa para caminhadas e outras atividades de ar livre, partilhou esta semana no Instagram um vídeo em que Pattie Gonia, “homossexual profissional, ambientalista e drag queen” com mais de 153 mil seguidores no TikTok, deixa um convite: “Saiam connosco para a natureza”. Detalhe: em inglês, “come out” também significa assumir a orientação sexual ou de género.
“Quantas vezes teremos de explicar aos departamentos de marketing ‘woke’ destas empresas nojentas que a América não é uma nação de degenerados?“, reagiu no Twitter Lauren Boebert, congressista republicana do Colorado e ativista pró-armas, apelando ao boicote da marca.
Well, I guess North Face wanted to get a taste of what conservatives did to Bud Light and Target.
How many times do we have to explain to the woke marketing departments at these disgusting companies that America is not a nation of degenerates?
It’s time to boycott ANY product…
— Lauren Boebert (@laurenboebert) May 25, 2023
“Está na hora de boicotar QUALQUER produto que a North Face tenha fabricado. Vamos fazer com que seja tão vergonhoso usar North Face como é beber Bud Light!”, acrescentou ainda, numa referência à cerveja sem álcool da Budweiser que, numa tentativa de gerir os danos provocados pela parceria com Dylan Mulvaney, influencer transgénero, anunciou esta quinta-feira descontos de até 15 dólares na compra de packs de 15 cervejas.
A também congressista republicana Marjorie Taylor Greene, que em 2022 chegou a ser expulsa do Twitter, por disseminar desinformação sobre a pandemia, de regresso àquela rede social, acusou a North Face de estar a “aliciar” crianças.
Big name brands sexually targeting children makes me want to buy all generic brand clothing now.
Besides.. we can save a fortune NOT wasting money on labels that are grooming our children. #BoycottGroomers https://t.co/YxyqCmTy6H
— Marjorie Taylor Greene ???????? (@mtgreenee) May 24, 2023
“O facto de as grandes marcas visarem sexualmente as crianças faz com que eu queira agora comprar toda a roupa de marcas genéricas”, escreveu. “Além disso… podemos poupar uma fortuna ao NÃO desperdiçar dinheiro em marcas que estão a aliciar os nossos filhos.”
Nos últimos cinco dias, as ações da VF Corp, que detém marcas como Vans, Timberland e North Face, caíram 13,87%.
Fuck Bud Light
Fuck Target
And fuck #northface#boycott them ALL pic.twitter.com/V4kZAu6mIY— Establishment Eradicator (@wheresourLOGIC) May 24, 2023
No Instagram, a empresa justificou a campanha com Pattie Gonia, que aliás já tinha dado a cara pela marca na edição de 2022, e reiterou o apoio à comunidade LGBTQ.
“Reconhecemos a oportunidade que a nossa marca tem de moldar o futuro da vida ao ar livre e queremos que esse futuro seja um lugar mais acolhedor e amável. Estamos a fazer uma parceria com a Pattie porque acreditamos que a vida ao ar livre é para todos”, pode ler-se no comunicado divulgado esta sexta-feira.
“A comunidade online da North Face foi concebida para ser um ambiente seguro, positivo e inclusivo. É por isso que temos uma política de tolerância zero contra comentários racistas, discriminatórios, ameaçadores, abusivos, prejudiciais, vulgares ou ofensivos nas redes sociais, que serão removidos imediatamente.”