aqui apontámos que os pneus são uma das maiores fontes de partículas prejudicais à saúde humana, elementos esses que são libertados pelo desgaste no rolamento. Todavia, as preocupações com a sustentabilidade também chegaram à indústria dos pneumáticos, com a Continental a anunciar que vai iniciar a produção em massa do UltraContact NXT, o primeiro pneu de série a integrar “65% de materiais renováveis, reciclados e com certificação de balanço de massa”.

Segundo a companhia alemã, esta é a mais elevada percentagem de materiais sustentáveis até agora incorporada num pneu destinado ao fabrico em grande escala, o que não o impediu de obter a classificação máxima nas 19 medidas em que estará disponível, atendendo aos critérios da União Europeia para rotular este tipo de produto. E a classificação “A” é, neste caso, garantia de um bom desempenho em termos de resistência ao rolamento e de aderência em piso molhado, com tudo o que isso significa (positivamente) em termos de segurança, já que os pneus são a única ligação do veículo ao solo. A Continental assegura ainda que a performance do UltraContact NXT se estende ao ruído exterior.

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Mas, afinal, de que são feitos estes pneus? Primeiro, importa referir que os mencionados 65% são a percentagem máxima de materiais sustentáveis, algo que varia obviamente com a medida do pneu. Entre os ingredientes “verdes” deste pneumático sustentável encontra-se até 32% de materiais renováveis, onde se inclui necessariamente a borracha natural, que continua a ser imprescindível, mas também silicato proveniente das cinzas da casca de arroz. Essa sílica, obtida com um processo que consome menos energia, de acordo com a Continental, contribui para “optimizar características como a aderência, a resistência ao rolamento e a vida útil do pneu”.

Depois, os UltraContact NXT possuem ainda 28% de materiais com certificação ISCC PLUS, ou seja, que garantidamente são obtidos a partir de matérias-primas biológicas, circulares e biocirculares. É o caso do negro de fumo e da borracha sintética. Por fim, o novo pneu da Continental incorpora até 5% de materiais recicláveis, aqui se incluindo a borracha proveniente de pneus em fim de vida processados mecanicamente, mas não só. A gigante alemã recorre igualmente a aço reciclado no UltraContact NXT, transferindo para este pneu a tecnologia ContiRe.Tex, a qual consiste em reforçar a carcaça do pneu através da reciclagem de garrafas PET, aproveitadas para gerar fibras de poliéster de alto desempenho. Diz a empresa que, por cada pneu, há entre nove a 15 garrafas de plástico que ganham nova vida no asfalto, ao invés de irem para aterros ou serem incineradas.

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Apto a ser montado em modelos a combustão ou veículos puramente eléctricos, o UltraContact NXT assume-se como “o pneu de série mais sustentável da Continental até à data”, razão pela qual exibe o logótipo EV Compatible e reclama “a mais elevada eficiência de rótulo e um óptimo desempenho quilométrico”. Este novo lançamento vai ser introduzido gradualmente nas diferentes 19 medidas com que será fabricado, substituindo as respectivas dimensões existentes do UltraContact.

Para a Continental, este é mais um passo rumo ao objectivo de ter mais de 40% de conteúdo renovável e reciclado nos seus pneus até 2030, meta que 20 anos depois passa a estar fixada em 100% de materiais sustentáveis.