A missão das Nações Unidas no Mali entregou à junta militar que lidera o país o plano de retirada dos “capacetes azuis”, aprovado na semana passada pelo Conselho de Segurança, depois de Bamaco ter exigido a sua retirada.

O chefe da Missão Multidimensional Integrada de Estabilização das Nações Unidas no Mali (Minusma), El Ghassim Wane, reuniu-se com o ministro maliano dos Negócios Estrangeiros, Abdoulaye Diop, para fixar conjuntamente o calendário de retirada da missão até 31 de dezembro de 2023, segundo um comunicado publicado pela Minusma no seu portal na Internet.

Rússia manifesta “apoio inabalável” ao Mali após anúncio de retirada de missão a ONU

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A nota explica que a reunião, realizada a pedido da Minusma, abordou a necessidade de “uma retirada ordenada”, ao mesmo tempo que permitiu à missão apresentar “os desafios” envolvidos neste processo, para o qual as partes concordaram em estabelecer “uma cooperação e coordenação reforçadas para garantir que a retirada seja concluída dentro do período estabelecido”.

A missão especificou que serão criados “numerosos mecanismos”, a nível “técnico e político”, para abordar os diferentes pontos do processo, incluindo a retirada do pessoal civil e uniformizado, a transferência de tarefas e as questões logísticas e de segurança.

As Nações Unidas estão determinadas a garantir que o plano de retirada seja implementado dentro do prazo estipulado, e para isso “precisam do acompanhamento e apoio do Estado maliano”, segundo Wane, que sublinhou que “esta primeira reunião ilustra a forte vontade de avançar”.

“A implementação deste plano de desmobilização vai exigir um enorme volume de trabalho. Precisamos de trabalhar em estreita colaboração, tal como especificado na resolução [aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU], bem como chegar a acordo sobre os mecanismos que serão criados para facilitar a implementação da decisão”, defendeu o diplomata mauritano.

O chefe da diplomacia maliana reconheceu, pelo seu lado, que “há muito a fazer num curto espaço de tempo, o que exigirá uma mobilização de equipas para poderem responder rapidamente”.

Chegámos a acordo sobre o que tem de ser feito e sobre o calendário que tem de ser elaborado imediatamente para podermos concluir esta retirada até 31 de dezembro”, afirmou Diop.

A decisão do Conselho de Segurança da ONU implicou o fim ao destacamento da Minusma, após 10 anos de presença no país africano, em resposta à exigência da junta militar maliana, chefiada pelo coronel Assimi Goita, que pediu a partida “imediata” dos “capacetes azuis”.

Guterres presta homenagem aos 103 “capacetes azuis” mortos em 2022

As relações de Bamaco com a Minusma foram afetadas por um relatório da ONU sobre o massacre de mais de 500 pessoas em março de 2022 na cidade de Moura (centro), que apontava o exército maliano como principal responsável.

Bamaco rejeitou “firmemente” o relatório e afirmou que as imagens de satélite obtidas pelos investigadores constituem um crime de “espionagem”.

A missão tem “capacetes azuis” destacados no país desde 2013, embora as relações se tenham deteriorado na sequência dos golpes de Estado liderados por Assimi Goita em agosto de 2020 e maio de 2021 e dos adiamentos da junta militar no estabelecimento de um calendário eleitoral que devolva o poder aos civis após eleições.