Espanha já estava em campanha eleitoral para as próximas eleições legislativas, mas, no passado fim de semana, o tema que ocupou as notícias em Espanha foi a boda do ano, entre Tamara Falcó, a marquesa de Griñón, com Iñigo Onieva. A festa esteve blindada e o exclusivo de cobertura coube à revista ¡Hola! que, dois dias depois, pôs nas bancas uma revista especial. A primeira edição da publicação esgotou, mas esta chegou ainda a mais pessoas do que as que compraram a revista, uma vez que circulou na aplicação WhatsApp de tal forma que se tornou “a maior ação de pirataria” na imprensa espanhola.

Habitualmente, a revista ¡Hola! vai para as bancas em Espanha à quarta-feira, mas esta semana adiantou a sua saída em dois dias e chegou ao público a referida edição especial com toda a cobertura da boda logo na segunda-feira, dia 10 de julho. No entanto, uma versão da revista em PDF terá sido distribuída através do WhatsApp (propriedade da Meta) e, segundo o jornal El Mundo, viralizou-se a grande velocidade. Para a Asociación de Medios de Información (AMI) esta revista sofreu “a maior ação de pirataria da história da imprensa” em Espanha, cita o mesmo jornal.

“A Meta ignorou assim o legítimo direito da revista a fazer seu o fruto do seu trabalho”, afirmou ainda a associação. Em Espanha, a revista tem um custo de 2,70 euros e acredita-se que a versão pirateada terá chegado a milhares de pessoas. “A pirataria é um delito contra a propriedade intelectual e leva a penas de prisão entre seis meses e quatro anos, além de multas económicas e da obrigação de ressarcir os danos causados”, segundo comunicado da AMI, citado no El Mundo. A associação pediu à Meta “um comportamento responsável de forma que pare de maneira imediata a distribuição ilegítima de conteúdos editoriais” e ainda que “trate dos meios necessários para evitar que estas condutas se reproduzam no futuro”.

A revista ¡Hola! pagou um milhão de euros aos noivos para ter a cobertura exclusiva do casamento. Para tal o evento foi blindado e, para que não houvesse fugas de informação ou imagens, os convidados foram privados dos seus telemóveis. A LOC acrescenta ainda que a reportagem da revista foi concretizada por uma equipa especializada de fotógrafos provenientes de Itália, que já haviam fotografado o casamento dos reis Abdalá e Rania da Jordânia. E para esta edição especial uma equipa passou a noite de sábado a  selecionar mais de mil fotografias para uma reportagem de 50 páginas.

A traição, o vestido inspirado em Grace Kelly e uma passagem por Fátima. O caminho de Tamara Falcó rumo ao “casamento do ano”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR