Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia

O mundo tinha os dedos apontados à Rússia, apesar de Vladimir Putin dizer que “nem sabia que o gasoduto existia”. Agora, a investigação conduzida pelas autoridades finlandesas vem mostrar que, provavelmente, tinha razão, e que o país não esteve envolvido nos danos do gasoduto do Mar Báltico.

No início do mês, o gasoduto entre a Finlândia e a Estónia teve de ser encerrado por uma fuga, que se suspeitou ter sido causada por um ataque. Além disso, também foram registados danos num cabo de telecomunicações.

Finlândia fala em provável ataque a gasoduto. Responsáveis do governo suspeitam da Rússia

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As autoridades finlandesas, mais concretamente os serviços de investigação nacionais —  National Bureau of Investigation (NBI) —, analisaram o local e recolheram diversas provas e amostras que pudessem ajudar a perceber o que tinha causado os danos. Esta terça-feira, revelaram o que pode ter estado na origem do problema: a âncora de um navio chinês, com a bandeira de Hong Kong.

No comunicado publicado no website do NBI, que foi seguido de uma conferência de imprensa, o chefe-geral da investigação, o superintendente Risto Lohi, disse que foi avistado um “rasto de 1,5 a quatro metros de largura no fundo do mar”, que conduzia ao local dos danos no gasoduto.

“A poucos metros, encontrava-se uma âncora que se crê ter causado o rasto e os próprios danos”, pode ler-se.

Estas observações, associadas aos dados analisados sobre o tráfego dos navios, comprovaram a principal linha de investigação sobre o papel do navio New Polar Bear, de uma companhia de navegação chinesa, no incidente”, acrescentou o chefe geral da investigação.

GettyImages-1742242357

Imagens da âncora, divulgadas pelas autoridades

As autoridades revelaram ainda que não conseguiram ver duas âncoras no navio, “o que ajudou a centrar as suspeitas” no New Polar Bear.

O Presidente da Finlândia, Sauli Niinistö, ainda não comentou os resultados da investigação, após ter dito, no início do mês, que a fuga tinha provavelmente “resultado de uma atividade externa”. Apesar de nunca ter acusado a Federação Russa, essa suspeita levou a diversas interrogações sobre um possível envolvimento do país.

Putin negou imediatamente qualquer ligação da Rússia aos danos no Balticonnector, dizendo que estas suspeitas serviam para “desviar a atenção” da sabotagem feita aos gasodutos Nord Stream em 2022.

Putin considera absurda suspeita de envolvimento russo na sabotagem de gasoduto