Matthew Perry, o eterno Chandler de Friends, morreu no passado sábado 28 de outubro, aos 54 anos. A morte do ator, encontrado afogado no jacuzzi de sua casa em Los Angeles, despoletou centenas de homenagens, tanto da sua família e amigos, como de fãs da famosa sitcom estreada em 1994, nos Estados Unidos. Solteiro e sem filhos, a fortuna do ator, nomeado quatro vezes para um Emmy, deverá passar para os seus pais – ainda não se sabe se a herança será dividida pelos irmãos.

Elenco de “Friends” quebra silêncio sobre morte de Matthew Perry. “Éramos mais do que simples colegas. Somos uma família”

Segundo a Celebrity Net Worth, Perry acumulou uma fortuna de cerca de 120 milhões de dólares, o que não é difícil de acreditar tendo em conta que, nas últimas duas temporadas de Friends, os atores encaixaram perto de um milhão de dólares por episódio. Além do valor recebido durante a série, o elenco também tem direito a receber royalties pelas exibições em televisão ou serviços de streaming.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O “engraçadinho” da série contou na sua autobiografia Friends, Lovers and the Big Terrible Thing, publicada no ano passado, que os atores chegaram a pedir um corte salarial. “Pagavam-nos esse valor por episódio. Parecia-nos muito. Por isso, pedimos que fosse menos”, disse. “Éramos idiotas por querermos que nos pagassem menos. Mas, no final, pudemos desfrutar de tudo aquilo graças à bondade e à habilidade de fazer negócios de David Schwimmer. David, devo-te cerca de 30 milhões de dólares”, cita o El Mundo.

Nós, Matthew Perry e tudo o que aprendemos com Chandler Bing

Matthew era discreto, sem muitos gastos e, em 2022, chegou a revelar à revista People, que “trocaria” a fama e a riqueza “por evitar sofrer desta doença” — o alcoolismo e a toxicodependência de que sofria desde muito cedo.

No entanto, foi no combate aos seus problemas de saúde que o dinheiro mais o ajudou. No seu livro, deu conta de um gasto de nove milhões de dólares na sua luta contra os vícios. Para além das despesas em saúde, Perry terá mantido a maior parte do seu património, que deve passar agora para os pais, já que nunca casou ou teve filhos. Em 2020, o ator chegou a estar noivo de Molly Hurwitz mas os dois separaram-se em 2021, dá conta a Sky.

Molly diz que o ator foi a pessoa que “teve um impacto mais profundo” na sua vida adulta.

Matthew Perry lança livro sobre vícios. “Gastei nove milhões de dólares e metade da minha vida a tentar ficar sóbrio”

O ator de 54 anos fazia parte de uma família numerosa. Filho de Suzanne Perry e John Bennett Perry, os pais separaram-se apenas um ano depois do seu nascimento. A mãe foi secretária de imprensa do primeiro-ministro canadiano Pierre Trudeau, pai de Justin Trudeau, que andou na escola com Matthew e garante nunca mais esquecer “as brincadeiras” que tinham no recreio”. O pai também era ator. Suzanne voltou a casar com Keith Morrison, com quem teve quatro filhos. John casou com Debbie, e foi pai pela segunda vez.

Assim, Perry era o irmão mais velho de cinco meios-irmãos: Caitlin, Emily, Will, Madeline (do lado da mãe) e Maria (do lado do pai). “Eu tinha 10 anos quando a Caitlin nasceu. Depois veio a Emily, depois o Will e finalmente a Madeline. Adorava brincar com eles, tomar conta deles e ser tonto. Não há nada melhor, à face da terra, do que o riso de uma criança. Eu amava-os, dávamo-nos bem. Tinha uma família.”, diz sobre os irmãos, em Friends, Lovers and the Big Terrible Thing.

Mas “foi aí que começou o mau comportamento”. O adolescente Matty não podia deixar de sentir que não “fazia parte” da família que crescia à sua volta.

Ainda não é conhecida a causa da morte de Matthew Perry, que, ao longo dos últimos dias, tem levado centenas ao número 90 da rua Bedford, em Nova Iorque, onde está o apartamento de Friends. O resultado da autópsia foi “inconclusivo”, avançou o Instituto Médico Legal de Los Angeles, mas as autoridades não encontraram vestígios de drogas e “não há suspeita de crime neste momento”.