796kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

10 dias de festa e 5 vestidos de noiva: as imagens do casamento real no Brunei

Os 10 dias de celebração do casamento do príncipe Abdul Mateen do Brunei chegam ao fim esta terça-feira. Pelo meio houve várias cerimónias tradicionais e, pelo menos, cinco vestidos de noiva.

11 fotos

Quando a casa real do Brunei anunciou que o príncipe Abdul Mateen, de 32 anos, e Anisha Rosnah Isa-Kalebic, de 29, se iriam casar, deixou logo claro que a celebração iria durar 10 dias. As tradições e festas deste casamento começaram no passado dia 7 de janeiro e chegam ao fim esta terça-feira, com a leitura de uma oração. Nesta segunda-feira aconteceu o último momento público deste casamento com um banquete em honra dos noivos para convidados nacionais e internacionais. O príncipe, que é constantemente referido na imprensa como “o solteiro mais cobiçado da Ásia”, partilhou vários momentos destes dias na sua própria conta de Instagram, entre eles duas imagens com a sua nova princesa neste banquete.

No domingo dia 14 de janeiro, e oitavo dia de celebrações, aconteceu a cerimónia que oficializou o matrimónio, o mais importante momento destes 10 dias. Seguiu-se uma receção para cerca de cinco mil convidados. Nesta ocasião, a princesa usou o seu quarto vestido de noiva, branco e num tecido estruturado em silhueta princesa, ou seja cintura apertada e saia ampla, com manga comprida e decote em V justo ao pescoço. Usou ainda o cabelo coberto com um véu bordado com diamantes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quanto às joias, optou por uma tiara de diamantes, feita especialmente para a irmã do noivo , a princesa Azemah, quando esta se casou há precisamente um ano. Conta a Tatler Asia que a tiara  foi feita pela Flower Diamond, uma joalheira de luxo de Singapura, ao longo de oito meses. A joia conta com 838 diamantes em diferentes cortes. O look da noiva contou ainda com uns grandes brincos em formato de flor com uma pedra pendente em formato pêra e um colar de diamantes em estilo riviére com um grande pendente, e ainda uma pulseira a condizer. O príncipe usou um uniforme de cerimónia branco e dourado e partilhou ele próprio um vídeo com alguns dos momentos do dia, e deixou uma mensagem de agradecimento. “Obrigada por comemorarem connosco no nosso dia especial. Isso significa muito para nós.”

A celebração do casamento perante os convidados teve como cenário o Palácio Istana Nurul Iman, residência oficial do sultão e da família real, situado na capital Bandar Seri Begawan. O edifício entrou para o livro de recordes do Guinness como o maior palácio residencial em 1984, ano em que a obra do arquiteto filipino Leandro V. Locsin foi finalizada. Terão contribuído os 200 mil metros quadrados, os 1788 quartos, as 257 casas de banho e ainda o facto de a sala de banquetes poder receber cinco mil convidados. O palácio, que é também a sede do governo do Brunei, conta ainda com uma mesquita, garagem para 110 carros, cinco piscinas e estábulos com ar condicionado para os 200 póneis de polo residentes, segundo descreve o próprio site de recordes.

Entre os ilustres presentes terão estado os reis do Butão, os reis da Malásia e a princesa Noor da Jordânia, segundo conta a Vanity Fair, assim como membros da realeza da Arábia Saudita, o Presidente da Indonésia e o Presidente das Filipinas, acrescenta o Daily Mail. Antes de se juntarem aos seus convidados no palácio, os noivos percorreram as ruas da capital Bandar Seri Begawan num Rolls Royce descapotável e saudaram as várias pessoas que se juntaram para ver passar o casal, como se pode ver nas imagens na galeria no topo deste artigo.

Para trás estava já a cerimónia Berbedak Pegantin Diraja ou que pode ser chamada de “cerimónia da pulverização”, uma vez que durante o ritual os familiares dos noivos os abençoam com pós coloridos e óleos aromatizados, simbolizando desejos de fertilidade e saúde. Os noivos usaram ambos fatos onde se destaca o vermelho.

O príncipe Abdul Mateen partilhou momentos desta cerimónia através do Instagram e referiu-se a ela na legenda com a expressão em inglês “The Powdering Ceremony”. O fotógrafo German Larkin, muito requisitada pela elite para registar luxuosos casamentos, como por exemplo o de Paris Hilton ou o de Nicola Peltz com Brooklyn Beckham, também partilhou imagens deste ritual na sua conta na mesma rede social.

A cerimónia Berbedak Mandi teve lugar no Palácio Istana Nurul Iman, uma tradição segundo a qual o casal recebe bênçãos das pessoas que lhes são mais próximas e queridas, como os pais, irmãos e pessoas mais velhas. A noiva usou um vestido de Teh Firdaus branco com manga comprida e um longo véu, ambos bordados, que se podem ver numa série de imagens partilhadas pelo fotógrafo Muash Rosman na sua conta da rede social Instagram.

Nesse mesmo dia, mas mais cedo, Anisha Rosnah Isa-Kalebic usou um “baju kurung”, traje tradicional da Malásia usado pelas mulheres do Brunei. Este traje de noiva foi também uma criação do designer malaio Teh Firdaus e foi usado pela princesa na cerimónia Khatam Quran, na qual a noiva recita uma leitura completa do Corão, explica a CNN. O designer partilhou imagens da noiva na conta de Instagram da marca.

Os 10 dias de celebração arrancaram a 7 de janeiro e só terminam esta terça-feira, dia 16. O anúncio do noivado foi feito através de comunicado real no passado mês de outubro. O noivo, o príncipe Abdul Mateen, nasceu a 10 de agosto de 1991, tem 32 anos, é o 10º dos 12 filhos do sultão Haji Hassanal Bolkiah (atualmente só 11, porque o príncipe Haji Abdul Azim morreu em 2020) e é o quarto rapaz. É filho de Hajah Mariam, a segunda de três mulheres do sultão. É piloto de helicóptero na Royal Brunei Air Force, depois de ter tido formação no Reino Unido. Abdul Mateen tem uma conta de Instagram ativa que conta com dois milhões e meio de seguidores. A noiva é Anisha Rosnah Isa-Kalebic, neta de Pehin Dato Isa, um dos conselheiros especiais do sultão, gere a marca de moda Silk Collective e é co-proprietária com uma amiga de uma empresa de turismo que se chama Authentirary.  Há exatamente um ano casou-se uma irmã do príncipe, a princesa Fazillah Lubabul, de 36 anos, com Abdullah Nabil Mahmoud Al-Hashimi.

O Brunei está em festa. Já começou o casamento real que vai durar 10 dias

Assine o Observador a partir de 0,18€/ dia

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos