Chita Rivera morreu esta terça-feira aos 91 anos. A atriz que ficou marcada por participar nos musicais da Broadway, como foi o caso de “West Side Story” e “Chicago”, partiu de forma pacífica em Nova Iorque, após ter contraído recentemente uma doença não especificada, anunciou a sua filha, Lisa Mordente, aqui citada pelo Deadline.

Dolores Conchita Figueroa del Rivero nasceu a 23 de janeiro de 1933, em Washington D.C.. Já como Chita Rivera, começou a notabilizar-se no ano de 1957, depois de ter feito o papel de Anita no musical “West Side Story”, que deu origem aos dois filmes “Amor, sublime amor”, de 1961 e 2021. Chita destacou-se noutros musicais, como “Bye Bye Birdie”, “Jerry’s Girls”, “Guys and Dolls” e “Seventh Heaven”.

Nos últimos anos participou em “The Mystery of Edwin Drood” e “Nine”, na Broadway, e no cinema esteve em “Tick, Tick… Boom!”, filme de 2021 que homenageou as lendas do mítico teatro.

Ao longo da carreira, a atriz norte-americana amealhou três prémios Tony – o principal prémio de teatro do país: dois de melhor atriz pela participação em “O Beijo da Mulher Aranha” e “The Rink”, e um prémio carreira, atribuído em 2018. Rivera é ainda uma das pessoas mais nomeada de sempre nos prémios Tony, tendo sido indicada em 10 ocasiões.

Em 2002 recebeu o prestigiado Kennedy Center Honor, concedido pelo Presidente dos Estados Unidos. E em 2009 Barack Obama entregou-lhe a Medalha Presidencial da Liberdade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR