O espanhol Mohamed Katir, vice-campeão mundial dos 5.000 metros, foi esta sexta-feira suspenso por dois anos, até 6 de fevereiro de 2026, pela Unidade de Integridade do Atletismo (AIU), face às três falhas de localização para controlos antidoping.

Na passada semana, depois de ter sido suspenso provisoriamente, Katir, através de um comunicado, atribuiu estas falhas a erros no preenchimento nos dados de localização na plataforma informática, defendendo estar inocente.

“Durante os últimos meses e anos venho sendo submetido a um grande número de controlos antidoping fora de competição, tanto com amostras de urina como de sangue, sem que tivesse colocado qualquer problema”, declarou, em 7 de fevereiro.

Embora o atleta espanhol possa recorrer da sanção junto da AIU e também ao Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), a presença nos Jogos Olímpicos Paris2024 parece ser agora uma miragem, já que o presidente da Federação Espanhola de Atletismo, Raúl Chapado, disse há dias que “um atleta com processo disciplinar aberto não seria elegível de nenhuma forma”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR